O cineasta Fernando Lopes, 77 anos, falecido hoje em Lisboa, «é uma das personalidades que mais marcaram o cinema português moderno, ao lado de Manoel de Oliveira e Paulo Rocha», afirmou o jornalista Vicente Jorge Silva.
O realizador Fernando Lopes, 76 anos, hoje falecido em Lisboa, foi «um homem de consensos e a quem o novo cinema português deve muito», disse à Agência Lusa o realizador António-Pedro Vasconcelos.
Júlio Alves, realizadxor de curtas como «A Fachada», ou «Alferes», assina pela primeira vez uma longa-metragem com «A Casa», que estreia hoje no IndieLisboa.
O filme «Miel de Naranjas», do realizador Imanol Uribe, com co-produção da Fado Filmes e a participação dos atores Marco D'Almeida e Marcantonio Del Carlo, conquistou três prémios no Festival de Cinema de Málaga, em Espanha.
Quase 40 países, incluindo Portugal, puderam ver «Os Vingadores» uma semana antes da estreia norte-americana. O novo filme de super-heróis estreou em primeiro lugar nas bilheteiras de todos eles, arrecadando 178 milhões antes de chegar aos EUA.
Uma das boas surpresas do recente cinema francês, «Voie Rapide» é a longa-metragem de estreia do realizador Christophe Sahr e um dos grandes filmes do IndieLisboa.
A premiada realizadora Regina Pessoa demorou mais de dez anos para concluir uma trilogia sobre a infância em cinema de animação, fechando-a com «Kali, o Pequeno Vampiro» que é exibido esta semana no festival IndieLisboa.
O recém-falecido Pedro Hestnes é o protagonista do novo filme de Catarina Ruivo, «Em Segunda Mão», produzido pela David & Golias e apresentado hoje no IndieLisboa.
As últimas 24 horas antes do apocalipse são o tema do mais recente filme de Abel Ferrara, que aqui volta a trabalhar com WIllem Dafoe após «New Rose Hotel» e «Go Go Tales».
Sabia que na Aardman Animations também há portugueses a trabalhar? A propósito da estreia do filme «Os Piratas!», o SAPO foi falar com Rita Sampaio, animadora assistente na nova fita de animação de volumes do estúdio britânico.
Uma viagem familiar ao norte do Chile serviu de base à estreia de Dominga Sotomayor na longa-metragem, numa fita muito elogiada que já tem sido descrita como o primeiro «road-movie» chileno.
Sean Penn volta a conquistar todos os aplausos no papel de uma ex-estrela de rock no novo filme do italiano Paolo Sorrentino. O SAPO foi recolher as primeiras opiniões na antestreia em Lisboa.
O realizador português João Pedro Rodrigues vai presidir ao júri das curtas-metragens da Semana da Crítica do Festival de Cinema de Cannes, em França, anunciou hoje a organização.
A sessão de abertura da nona edição do IndieLisboa faz-se com o novo filme de Todd Solondz, um dos grandes nomes do cinema independente norte-americano, em nova parábola sobre os desajustados da sociedade.
Mais de 200 filmes de «um cinema que não é formatado nem convencional» preenchem a nona edição do Festival Internacional de Cinema Independente, o IndieLisboa, que começa hoje, com a antestreia de «Dark Horse» de Todd Solondz.
Ivo Canelas, Nuno Lopes e Albano Jerónimo são algumas das muitas estrelas de «Assim Assim», um filme português que partiu de uma curta-metragem com o mesmo título, que pode ver em exclusivo no SAPO.
O realizador lusodescendente Basil da Cunha integrará em maio a Quinzena dos Realizadores, no Festival de Cinema de Cannes, em França, com a curta-metragem «Os Vivos também Choram», protagonizada por José Pedro Gomes.
«Girls Like Us», que adapta o livro do mesmo título, será um «biopic» de Joni Mitchell, Carly Simon e Carole King, com Taylor Swift a estrear-se no como protagonista no cinema no papel da cantora canadiana.
O célebre jogo chega ao cinema com «Battleship - Batalha Naval», com Liam Neeson e Taylor Kitsch nos papéis principais e a estreia de Rihanna como atriz.
A longa-metragem «Cosmopolis», de David Cronenberg e produzida por Paulo Branco, integra a competição oficial do Festival Internacional de Cinema de Cannes, cuja programação foi hoje divulgada.
«Assim Assim» chega esta semana às salas de cinema. O filme português que conta com um vasto elenco de caras conhecidas, começou como uma curta-metragem e acabou em longa-metragem.
A obra «Os Velhos Marinheiros», do escritor brasileiro Jorge Amado, será adaptada para o cinema numa longa-metragem coproduzida pelo português Leonel Vieira e protagonizada por Joaquim de Almeida.
Jeremy Irons defendeu hoje que Portugal devia acolher mais produções de cinema internacionais, como a que está atualmente a rodar no país, «Comboio Noturno para Lisboa», do dinamarquês Bille August.
A ocupação de uma herdade ribatejana, há 37 anos, logo após a Revolução de Abril, registada num filme de um realizador alemão, é recuperada e analisada em «Linha Vermelha», documentário de José Filipe Costa, que estreou esta semana.