Uma sátira à corrupção instalada na sociedade norte-americana com a Grande Depressão, “The Cradle Will Rock”, de Marc Blitzstein, mantém atualidade na encenação que se estreia na sexta-feira, no Teatro Aberto, em Lisboa.
O Governo aprovou um conjunto de 90 medidas que visam facilitar a inclusão e acessibilidade das pessoas a monumentos e museus públicos, dando resposta a graus diferenciados de autonomia, segundo um despacho hoje publicado em Diário da República.
O romance “As Sombras de uma Azinheira”, de Álvaro Laborinho Lúcio, nasceu da aproximação dos 50 anos do 25 de Abril, data que é personagem central da história, desdobrada em antes e depois, através de pai e filha.
O Festival de Teatro Deniz-Jacinto, em Condeixa-a-Nova, no distrito de Coimbra, regressa este ano com uma edição escolar, de dia 17 a dia 25, com a encenação de obras associadas ao Plano Nacional de Leitura.
O festival WoodRock, que não se realizou em 2020 e 2021 devido à pandemia, regressa de 21 a 23 de julho, na praia de Quiaios, Figueira da Foz, num cartaz que conta com os suecos Witchcraft e o duo americano Jucifer.
A plataforma de streaming Spotify removeu os podcasts do escritor e ensaísta francês Alain Soral por não estarem em conformidade com a sua política de conteúdos.
O teatro de marionetas vai ‘invadir’ o Mercado Municipal de Montemor-o-Novo (Évora), no sábado, com a estreia da nova peça da companhia Alma d’Arame, cujos protagonistas são legumes e frutas, foi hoje revelado.
A tese que inspirou a série televisiva “Glória”, “RARET - A Guerra Fria Combatida a Partir da Charneca Ribatejana”, de Vítor Herdeiro, vai ser hoje lançada em livro no Iscte, em Lisboa.
A Feira do Livro de Leipzig, na Alemanha, que tinha Portugal como país convidado, foi cancelada, pelo terceiro ano consecutivo, em consequência da pandemia de COVID-19, anunciou hoje a organização.
O músico Gonçalo Pratas e a escritora Inês Pupo lançam este mês um novo projeto, Cabeças de Vento, de música e poesia para os mais novos e que fala sobre consciência ambiental e a relação com a natureza.
O norte-americano Leon Bridges vai passar pelo Coliseu do Porto no dia 12 de julho, no âmbito da digressão que o traz à Europa e que também inclui uma passagem pelo festival Super Bock Super Rock, em Lisboa, no dia 14 do mesmo mês.
Artistas emergentes da “cena contemporânea portuguesa” apresentam-se, em março em Lisboa, na 1.ª edição da “Gaivotas Belém”, mostra de artes performativas que junta Teatro Praga, O Espaço do Tempo e Centro Cultural de Belém, foi hoje anunciado.
A peça “Cochinchina”, com que Sandra Barata Belo encerra a trilogia de adaptação de obras literárias ao teatro, sobe a partir de hoje ao palco do Teatro Meridional, em Lisboa.
O humorista britânico John Cleese vai atuar no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, no dia 3 de junho, acrescentando a data aos espetáculos que já tinha marcados para 5, 6, 7, 8 e 9 do mesmo mês.
O papel da fama, do amor e do próprio teatro são temas de reflexão na peça “O Amor é tão Simples”, de Noël Coward, que se estreia na quinta-feira no Teatro da Trindade, em Lisboa.
A Câmara de Lisboa assegurou na terça-feira que está a acompanhar a situação da Academia de Amadores de Música, que está em risco de ser despejada da sua sede na zona do Chiado, afirmando que não é caso único.
O Museu Nacional da Resistência e da Liberdade, na Fortaleza de Peniche, encerra hoje para obras destinadas à sua instalação definitiva, anunciou a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).
A encenadora portuguesa Tania Azevedo, que vai estrear em Londres um musical sobre um romance entre duas adolescentes numa clínica de terapia de conversão sexual, defendeu que o teatro precisa de mais “finais felizes” em histórias com personagens LGBT.
Um Dante solitário em diálogo interior com a morte e que quer resistir ao sono, porque este representa o fim, dá início a “Paraíso”, peça que O Bando estreia dia 10, no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa.
As comemorações dos centenários de José Saramago e Agustina Bessa Luís, a Temporada Cruzada Portugal-França e a participação em feiras do livro internacionais foram algumas das iniciativas destacadas hoje pelo Governo no âmbito da Ação Cultural Externa para 2022.
O evento literário Correntes d’Escritas, que se realiza na Póvoa de Varzim, distrito do Porto, vai este ano recuperar o modelo presencial, depois de em 2021, devido à pandemia de COVID-19, se ter realizado em formato online.
A exposição “Voz da Fátima: 100 anos a contar a história de uma mensagem em Portugal e no mundo” vai ser inaugurada na quinta-feira, no NewsMuseum, em Sintra, anunciou aquela entidade.
Os britânicos The Jesus and Mary Chain, The Waterboys e Tricky atuam em maio deste ano na Alfândega do Porto, no North Music Festival, cujo cartaz foi hoje reforçado com 14 artistas e bandas.
A cantora norte-americana Sharon Van Etten regressa a Portugal em maio deste ano, para um concerto em Lisboa, que terá como convidados especiais os canadianos The Weather Station, anunciou hoje a promotora Everything is New.