Mais de uma dezena de jovens e adultos das comunidades ciganas residentes nos bairros portuenses de Contumil, Lagarteiro e Cerco protagonizam o espetáculo de flamenco “ZHA! Laray”, que se estreia na quinta-feira, no Grande Auditório do Rivoli, no Porto.
O festival de música erudita ZêzereArts regressa de 15 a 28 de julho, fundindo pedagogia, música e património, com cursos para músicos e oferta de concertos, recitais e espetáculos de ópera em “lugares emblemáticos” de quatro concelhos.
A exposição “Quem és tu?", sobre o Teatro Nacional D. Maria, a inaugurar no Museu do Teatro e da Dança, em Lisboa, na quinta-feira, visa mostrar o país, a partir do teatro, e que papel aquele edifício teve ao longo dos tempos.
A 12.ª edição do festival Que Jazz é este?, organizado pelo Gira Sol Azul, em Viseu, conta com mais um dia de concertos e uma sessão em parceria com a ACERT, anunciou uma das responsáveis pela organização.
Os 50 anos do 25 de Abril e os 500 do nascimento de Luís de Camões marcam este ano a presença portuguesa na Feira do Livro de Madrid, com iniciativas com 17 autores a partir de quinta-feira.
O festival Sons do Parque junta entre 19 e 20 de julho, em Alijó, seis grupos de diferentes géneros musicais, desde Expresso Transatlântico, Steffan Morrison, Sven Hammond, The Twin Soul, Noa & The Hell Drinkers a Biblioteka.
O livro “Cigarra”, do autor australiano Shaun Tan, um conto ilustrado sobre trabalho e desumanização, foi publicado em Portugal pela editora Orfeu Negro.
"Popular", peça da atriz e criadora Sara Inês Gigante, a estrear este mês em Guimarães, estabelece-se como uma metáfora, construída sobre "uma autoficção", que questiona convenções e estereótipos relacionados com conceitos de público, popularidade e o modo de a atingir.
A terceira edição do Festival Mais Solidário regressa a Castelo Branco nos dias 2, 3 e 4 de agosto, com dez concertos agendados para os três dias do evento.
André Caetano, André Lima Araújo e Joana Afonso estão entre os artistas portugueses representados numa exposição de banda desenhada patente, até final do mês, no shopping de Viana do Castelo, foi hoje divulgado.
O Rock à Moda do Porto regressa em outubro à cidade Invicta, para celebrar “a vivacidade do rock que se faz a Norte”, com um cartaz que inclui Blind Zero, Sérgio Godinho e Zen, foi hoje anunciado.
O grupo de folk rock português Quinta do Bill e a banda-tributo dos Queen, One Vision, são dois dos destaques da segunda edição do festival revivalista Revolução Grisalha que se realiza entre 28 e 30 de junho em Baião.
A peça “Hécuba, não Hécuba”, com texto e encenação de Tiago Rodrigues, a estrear-se este mês no Festival de Avignon, em França, vai ser apresentada em Portugal de 9 a 11 de janeiro de 2025, confirmou a produção.
O escritor José Viale Moutinho é o vencedor do Grande Prémio de Literatura dst 2024, com a obra de poesia “Desaparecimento Progressivo”, anunciou hoje o grupo dst que promove o galardão.
O Rijksmuseum de Amesterdão descobriu a verdadeira identidade de um casal retratado pelo pintor neerlandês Frans Hals, em 1637, como o autarca da capital dos Países Baixos Jan van de Poll, e a sua mulher, Duifje van Gerwen.
O investigador Carlos Maria Bobone disse que o seu livro “Camões, vida e obra”, a publicar no próximo dia 10, resulta de investigação sobre a época e serve “para se descobrir Camões e a beleza da sua poesia”.
O Museu Arpad-Zenes - Vieira da Silva, em Lisboa, vai celebrar o aniversário da pintora a 13 de junho com um programa sob o tema do exílio e democracia que inclui oficinas, concertos, visitas guiadas, filmes e leituras.
O festival de música Mêda + regressa àquela cidade do distrito da Guarda no final de julho com mais de 20 artistas espalhados por três palcos e após cinco anos de paragem.
O filme “O Ouro e o Mundo”, de Ico Costa, conquistou o prémio de melhor longa-metragem portuguesa do festival IndieLisboa, com o principal prémio internacional a ir para “Rising Up At Night”, de Nelson Makengo, anunciou hoje a organização.
Jorge Ben Jor, Gilberto Gil, Carminho, Mayra Andrade e Pongo estão entre os artistas que atuam hoje e no domingo no 1.º Coala Festival Portugal, que acontece em Cascais dez anos depois de o festival ter surgido no Brasil.
O quadro “Descida da Cruz”, de Domingos Sequeira (1768-1837), vai estar exposto no Museu Nacional de Soares dos Reis, no Porto, a partir de hoje, como anunciou no mês passado a Fundação Livraria Lello, proprietária da obra.
Mais de 200 pinturas, gravuras, esboços, trabalhos publicitários e fotografias do artista espanhol Salvador Dalí vão ser exibidos na exposição “Universo Dalí” que vai ser inaugurada dia 17 de junho em Vila Nova de Gaia, anunciou a organização.
A cantora e multi-instrumentista portuguesa Ana Lua Caiano atua em julho no festival Roskilde, na Dinamarca, que se realiza anualmente desde 1971, e cujo cartaz este ano inclui também Erika de Casier, nascida em Portugal e radicada na Dinamarca.