A pintora portuguesa Paula Rego (1935-2022) está representada numa exposição com 100 obras, dedicada à relação entre a arte e a maternidade, que estará em itinerância no Reino Unido até à primavera de 2025, segundo a organização.
A 5.ª edição do encontro profissional de música MUMI, promovido pela Eurocidade Valença e Tui, realiza-se entre 12 e 15 de setembro e as inscrições para artistas e profissionais já estão abertas, revelou hoje a organização.
O bailado “As Portas que Abril Abriu”, uma encomenda do município de Leiria à Companhia de Ballet Clássico de Leiria, estreia-se no sábado e envolve mais de cem bailarinos de 16 nacionalidades.
A sétima edição da iniciativa “Uma Imagem Solidária”, a realizar no fim de maio e que junta fotojornalistas e fotógrafos portugueses, vai este ano apoiar a Apoiarte - Casa do Artista, segundo o autor deste projeto, António Cotrim.
O segundo Festival de Banda Desenhada da Lourinhã (LOURIBD) vai realizar-se nos dias 18 a 24 deste mês, com a presença do autor italiano Andrea Ferraris, segundo o programa a que a agência Lusa teve acesso.
O espetáculo “Belonging”, que se estreia na sexta-feira no Teatro Campo Alegre, no Porto, retrata o que 15 pessoas de vários cantos do mundo consideram ser a pertença e o lugar, memórias ou pessoas a que correspondem.
A escritora madrilena Pilar Adón criou um ambiente claustrofóbico e angustiante, psicologicamente perturbador, e onde a natureza ganha força de personagem, no romance “De Bestas e Aves”, que explora os temas recorrentes da sua obra: isolamento, fuga e medo.
A companhia de dança contemporânea Quorum Ballet estreia na sexta-feira, na Amadora, um espetáculo para pôr o espectador a pensar sobre liberdade e opressão, disse o coreógrafo Daniel Cardoso à agência Lusa.
O Y - Festival de Artes Performativas, promovido pela Quarta Parede, assinala a 20.ª edição com 11 espetáculos, entre 4 de abril e 19 de junho, nos concelhos da Covilhã, Castelo Branco e Belmonte.
A historiadora, editora e curadora espanhola Nuria Enguita é a nova diretora artística do Museu de Arte Contemporânea – MAC/CCB, anunciou hoje o Conselho de Administração da Fundação Centro Cultural de Belém.
A biógrafa Maria Antónia Oliveira revelou hoje que começou a trabalhar na biografia da poetisa Luiza Neto Jorge, cujo espólio disse encontrar-se algo abandonado, mas teve de deixar o projeto, “com imensa pena”, por falta de financiamento.
O artista espanhol Aryz inaugura na quinta-feira, no Panteão Nacional, em Lisboa, a instalação “VANITAS”, concebida para a nave principal daquele monumento onde estão túmulos de várias personalidades da história portuguesa.
O universo da banda desenhada para os mais diversos públicos volta a estar em evidência no Coimbra BD 2024, agendado entre os dias 25 e 28 de abril no Convento de São Francisco, anunciaram hoje os promotores.
A 10.ª edição do festival Aleste, no Funchal, decorre entre 23 e 26 de maio, com um conjunto de atividades e o habitual arraial de marcado pelo regresso dos Capitão Fausto ao evento.
O espetáculo “Os Três Irmãos”, de Victor Hugo Pontes e com texto de Gonçalo M. Tavares, é um dos destaques do Festival de Artes de Macau, foi hoje anunciado.
O autor do livro “A Revolução antes da Revolução”, focado em 1971, o ano que mudou a música popular portuguesa, acredita que a ascensão do partido de extrema-direita Chega vai provocar “uma nova geração de canções de protesto”.
O livro “A Revolução antes da Revolução” recorda o ano de 1971 na história da música portuguesa, lembrando que a música de intervenção não foi a única a contribuir para derrubar uma ditadura e mudar costumes.
A segunda edição da bienal de arte e tecnologia INDEX vai decorrer entre 9 e 19 de maio, em Braga, com 50 propostas que vão de Ryoji Ikeda a Koda9 ou Lawrence Abu Hamdan, anunciou hoje a organização.
Quatro mulheres desabafam e ironizam sobre as alegrias e dificuldades da maternidade no espetáculo “Mães”, o primeiro musical encenado por Ricardo Neves-Neves que se estreia na quinta-feira no Teatro Villaret, em Lisboa.
O projeto “Estrada Branca”, que junta Mônica Salmaso e José Pedro Gil, é uma homenagem a dois mestres da música, José Afonso e Vinicius de Moraes, assim como à liberdade, e vai circular por palcos portugueses em abril.
Um concerto de Sérgio Godinho marcado para a noite de 24 de abril, em Évora, é um dos pontos altos do programa comemorativo dos 50 anos da Revolução dos Cravos neste concelho alentejano, anunciou hoje a câmara municipal.
A programação do Teatro Virgínia, em Torres Novas, no distrito de Santarém, vai dedicar especial atenção ao 25 de Abril no segundo trimestre do ano com espetáculos gratuitos e concertos de Moonspell e Capitão Fausto, entre outros.
No campo de refugiados de Jenim, no norte da Cisjordânia, Palestina, onde não há lugar para as crianças brincarem, as instalações do The Freedoom Theatre, teatro da Liberdade, são o único local onde “podem crescer como crianças”.
A encenadora alemã Susanne Kennedy estreia-se em Portugal, nos dias 15 e 16, no Teatro Nacional de São João, no Porto, com a apresentação sua nova criação "Angela (a strange loop)", a história distópica de uma ‘influencer’ das redes sociais.