Um projeto sobre a valorização do património musical recuperou e digitalizou 640 músicas tradicionais do acervo cultural da província angolana da Lunda Norte, bem como criou escolas de música e de instrumentos do folclore local.
O Teatro Lu.Ca, em Lisboa, passa a estar equipado com piso podotátil, de modo "a indicar um percurso seguro a pessoas cegas ou com baixa visão", e a biblioteca passa a dispor de "dezenas de livros" em braille.
Exposições dedicadas à obra de Paula Rego, aos artistas neorrealistas e à ligação da revolução à literatura vão marcar a programação das celebrações do município de Cascais para os 50 anos do 25 de Abril, segundo a organização.
A fadista portuguesa Mariana Arroja vai lançar o seu primeiro trabalho “Alma Perfumada” a 7 de março em Los Angeles, Estados Unidos, no concerto que dará na 2220 Arts com a designação temática “A Night in Portugal”.
O programa ANIMar, que há quase vinte anos conjuga uma exposição, cinema e atividades educativas em Vila do Conde, começa hoje com uma programação mais ampla e dedicada à temática do mar.
O músico JP Simões editou recentemente um álbum de homenagem a José Mário Branco, que é resultado de um trabalho que tem vindo a desenvolver há alguns anos e começou com uma revisitação de “Inquietação”.
A cantora Fafá de Belém, com quase 50 anos de carreira musical, vai atuar a 14 de julho, na edição deste ano do BR Fest, festival na Figueira da Foz dedicado à música e cultura brasileiras.
A 13.ª edição do Periferias - Festival Internacional de Artes Performativas, organizado pelo Chão de Oliva, tem início esta sexta-feira, sob o mote “Geografia da Resistência”, e decorre até 8 de março em Sintra, no distrito de Lisboa.
O 13.º Festival Literário de Macau arranca na próxima sexta-feira, numa edição que vai celebrar a obra poética de Luís de Camões e de Li Bai, anunciou hoje a organização.
O trio português Máquina vai lançar o segundo disco, intitulado “Prata”, no dia 5 de abril, anunciou a banda nas redes sociais, onde o álbum surge descrito como “música de dança orgânica que é igualmente punk e psicadélica”.
A escritora portuguesa Gabriela Ruivo foi nomeada para o Prémio da União Europeia para a Literatura com o livro “Lei da Gravidade”, anunciou hoje a organização.
A cantora Cristina Branco programou uma série de concertos este ano em Portugal, com o álbum “Abril”, de 2007, para também celebrar os 50 anos do 25 de Abril de 1974, foi hoje anunciado.
O Boom Festival, que decorreu em Idanha-a-Nova, em julho, foi distinguido pela nona edição consecutiva com um prémio internacional Greener Future, que distingue festivais, eventos e locais em termos de sustentabilidade, reconhecendo as práticas mais inovadoras.
A Federação Académica do Porto (FAP) confirmou hoje a presença de Lon3r Johny, Bárbara Bandeira e Fernando Daniel na edição deste ano da Queima das Fitas, que se realiza de 4 a 11 de maio, no Queimódromo.
A Liberdade vai passar pelo Coliseu do Porto com palavras, músicas e artistas da Revolução a preencherem a programação de 2024, marcada pelas celebrações dos 50 anos do 25 de Abril e 500 do nascimento de Luís de Camões.
A nova peça da Seiva Trupe, "Noite de Solidão no Capim", expõe em palco o encontro de dois guerrilheiros numa ex-colónia portuguesa na madrugada de 25 de Abril de 1974 e uma amizade que nasce da guerra.
Os norte-americanos Cigarettes After Sex regressam a Portugal este ano, para um concerto na MEO Arena, em Lisboa, anunciou hoje a promotora do espetáculo.
A guitarrista portuguesa Marta Pereira da Costa inicia em março uma digressão internacional com atuações na Austrália, Hong Kong, Macau e Estados Unidos, na qual vai antecipar o seu novo álbum, “Sem Palavras”, a editar em maio.
A fadista Maria da Fé, com mais de 60 anos de carreira, é homenageada no dia 6 de março, no Teatro S. Luiz, em Lisboa, numa iniciativa do Museu do Fado.
O 28.º Ciclo de Teatro Universitário da Beira Interior, que decorre entre 7 e 16 de março, conta com dez espetáculos e nove companhias, três delas profissionais, no ano em que o TeatrUBI completa 35 anos.
Questões políticas, de identidade e como lidar com a iminência da morte são o pano de fundo da peça “A Senhora de Dubuque”, de Edward Albee, estreia absoluta em Portugal, na quinta-feira, no Teatro da Trindade, em Lisboa.
Três coproduções, entre elas "História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar", a partir de Luis Sepúlveda, a estrear a 16 de março, constam da programação do 25.º aniversário do teatromosca.
Uma exposição que dá a conhecer a relação artística e pessoal que existiu entre Fernando Pessoa e Almada Negreiros, através dos seus espólios, vai estar patente na Casa Fernando Pessoa a partir do próximo sábado, foi hoje anunciado.