Festa do Cinema Italiano, a partir de 5 de Abril em mais de 15 cidades.

Serão mais de 60 filmes, seis deles em antestreia nacional, incluindo obras dos mais conhecidos autores do cinema italiano, boas descobertas de novos realizadores, grandes sucessos de bilheteira, filmes reconhecidos pela crítica ou premiados em festivais internacionais, não esquecendo os grandes clássicos italianos.

Em antestreia nacional, a edição abre em Lisboa com o último trabalho de Paolo Virzì, "Notti magiche" ("Noites Mágicas") - comédia sobre três jovens argumentistas e sobre a passagem que o cinema italiano viveu no princípio dos anos '90 quando a época dos grandes mestres estava a concluir-se e uma nova leva de autores, ainda sem muita experiência, recebia esta pesada responsabilidade.

"Euforia", de Valeria Golino, - um filme apresentado no último festival de Cannes - é o rosto do encerramento uma sensível reflexão sobre o amor e o respeito entre dois irmãos tão diferentes quanto próximos nas adversidades da vida.

Das Sessões Especiais chegam filmes como "The Man Who Stole Banksy", de Marco Proserpio - que é um dos convidados desta Festa. O ciclo "A Grande Arte no Cinema" marca também presença, com filmes sobre a vida de artistas como Michelangelo, Tintoretto e Leonardo Da Vinci.

Surge também uma nova secção, "Make Italy Great Again - Itália não é um país racista" - uma secção especial dedicada a filmes que retratam como, em Itália, apesar de um clima político e social adverso, existem ainda pessoas e movimentos que lutam para tornar este país uma terra acolhedora para quem precisa e está à procura de um porto seguro.

A Festa do Cinema Italiano é um festival que celebra o cinema italiano e também a cultura e a gastronomia de Itália, com exposições, video-instalações, festas, Cine-Jantar e Rota dos Sabores, onde diversos restaurantes italianos em Lisboa se associam ao festival, com menus e ofertas especiais.

Visite o site oficial para mais informações sobre a programação: www.festadocinemaitaliano.com

PASSATEMPO

A Festa do Cinema Italiano e o SAPO Mag têm para oferecer:

* 2 bilhetes duplos para a sessão de "Sulla mia pelle", a 13 de abril, pelas 18h30, no Cinema S. Jorge, com a presença do realizador Alessio Cremonini e do protagonista Alessandro Borghi)
A história verídica de Stefano Cucchi, preso por um crime menor relacionado com posse de drogas leves, vítima de violência policial na esquadra. Entre o medo de contar a verdade e a recusa de ser tratado, o filme conta a última semana da vida deste jovem italiano, cuja morte comoveu a Itália.

* 3 bilhetes duplos para a sessão de "Moschettieri del re", de Giovanni Veronesi, a 13 de abril, pelas 21h30, no Cinema S. Jorge
D’Artagnan, Athos, Aramis e Porthos. Os famosos mosqueteiros são agora um criador de gado com uma improvável pronúncia francesa, um guarda de um castelo, um padre cheio de dívidas e um bêbado dono de uma estalagem. Um pouco fora de tempo, desiludidos com a vida mas sempre hábeis com a espada, são de novo chamados à aventura. A paródia italiana do romance de Dumas é um dos filmes de mais sucesso na bilheteira italiana.

(*) Os premiados devem levantar os bilhetes no "welcome desk" (RECEPTION | ACOLHIMENTO) do festival no Cinema São Jorge impreterivelmente até 60 minutos antes do início das sessões.

O passatempo termina às 14h00 de 11 de abril. Os resultados serão divulgados até às 16h57.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.