Decorre entre 27 de fevereiro e 6 de março a 9ª edição do Festival Itinerante da Língua Portuguesa (FESTin).

Como habitualmente, o cinema São Jorge, de Lisboa, será o espaço de todas as atividades do festival, que este ano apresenta, entre outras novidades, muitos projetos portugueses, várias obras vindas do Festival de Berlim (Berlinale) e uma parceria com o grupo Guiões.

A produção cultural lusófona é o eixo central da programação, que apresentará em Competição nove longas-metragens de ficção, nove documentários e 16 curtas. Secções dedicadas ao cinema brasileiro e uma novíssima que estende a programação aos países de línguas derivadas do latim, completam a programação fílmica. No todo, sete das obras tiveram antestreia mundial ou internacional nos festivais de Sundance, Roterdão e, principalmente, Berlim. "Como Nossos Pais" é a obra escolhida para a sessão de abertura.

Mais informações sobre a programação no site oficial

PASSATEMPO

O FESTin e o SAPO Mag têm para oferecer:

* 5 convites duplos para a sessão de "Não Devore Meu Coração" no Cinema S. Jorge (Lisboa), a 28 de fevereiro pelas 21h30 (108 minutos), com a presença do realizador Felipe Bragança;

Joca, um menino brasileiro de 13 anos, e Basano La Tatuada, uma menina indígena paraguaia, vivem na fronteira entre os dois países, marcada pelas águas do Rio Apa. Joca está apaixonado por Basano e quer fazer de tudo para conquistar seu amor. Mesmo que para isso ele tenha que enfrentar as violentas memórias da Guerra do Paraguai que assolou a região e os segredos de seu irmão mais velho, Fernando (Cauã Reymond), um misterioso “motard” envolvido com um perigoso gangue de motociclistas da região. Com argumento inspirado em contos de Joca Reiners Terron, este filme foi selecionado para os festivais de Sundance e Berlim.

* 5 convites duplos para a sessão de "Antes Que Eu Me Esqueça" no Cinema S. Jorge (Lisboa), a 1 de março pelas 21h30 (95 minutos);

Aos 80 anos, Polidoro (José de Abreu) resolve demolir a estabilidade da sua confortável vida de juiz aposentado e tornar-se sócio de uma boate de strip-tease. Beatriz (Letícia Isnard), a sua filha, resolve interditá-lo judicialmente. O seu filho Paulo (Danton Mello) declara-se incapaz de opinar pois não mantém relações com o pai. O juiz (Bruno Dubeux) determina o encontro forçado de pai e filho e a reaproximação transformará as suas vidas. Um filme de Tiago Arakilian.

* 5 convites duplos para a sessão de "Heróis" no Cinema S. Jorge (Lisboa), a 2 de março pelas 21h30 (90 minutos), com a presença do realizador Cavi Borges;

O documentário acompanha a história de três judocas brasileiros – Rafaela Silva, campeã mundial e vencedora da Medalha de Ouro nas Olimpíadas do Rio, e Popole Misenga e Rogério Sampaio. O filme nasce de três projetos paralelos do realizador Cavi Borges, que uniu as três grandes histórias numa longa-metragem.

* 5 convites duplos para a sessão de "Praça Paris" no Cinema S. Jorge (Lisboa), a 3 de março pelas 21h30 (110 minutos), com a presença da realizadora Lúcia Murat;

Um drama que mostra a interação entre uma psicanalista portuguesa, Camila (Joana de Verona), que veio ao Brasil desenvolver uma pesquisa sobre violência, e a sua paciente, Glória (Grace Passô), num centro de terapia de uma universidade brasileira (UERJ). Glória tem uma história de violência muito difícil: violada pelo pai, tem apenas no irmão, Jonas (Alex Brasil), traficante do morro, a proteção que procura.

* 5 convites duplos para a sessão de "Vende-se esta Moto" no Cinema S. Jorge (Lisboa), a 5 de março pelas 19h00 (80 minutos), com a presença do realizador Marcus Faustini e do produtor Cavi Borges;

Um jovem casal da periferia tem de decidir se vende a moto de Xéu, a mesma que garante parcialmente o seu sustento, para começar a construção da sua família – uma vez que a sua namorada está grávida e, cada vez mais, o pressiona neste sentido. O filme estreou na Mostra do Rio, em outubro.

Basta responder a uma pergunta.

O passatempo termina às 14h00 de 27 de fevereiro. Os resultados são divulgados até às 16h57.

ATENÇÃO

Só é aceite uma resposta válida por endereço de e-mail e por concorrente pelo que não adianta responder ao formulário mais do que uma vez.

Os premiados deverão apresentar-se com o seu CC ou outro documento identificativo (não serão aceites fotocópias) junto das bilheteiras, cerca de 30 minutos antes do início do evento, para levantar os seus bilhetes. Estes são pessoais e intransmissíveis, pelo que os representantes da organização reservam-se o direito de não os entregar perante a apresentação da identificação pessoal de terceiros.

A participação nos passatempos de antestreias pressupõe a disponibilidade para assistir às sessões, pelo que, excepto em casos de força maior que deverão ser atempadamente comunicados através do email sapomag@passatempos.sapo.pt (identificado pelo nome e passatempo, incluindo a cidade), contamos com a presença de todos os premiados.

Concorra apenas se tem a certeza que pode estar presente.

Reservamo-nos o direito de excluir de futuros passatempos todos os que não procederem desta forma.

 

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.