A 24.ª edição do Queer Lisboa – Festival Internacional de Cinema Queer realiza-se de 18 a 26 de setembro no Cinema São Jorge e na Cinemateca Portuguesa.

Este ano, revelou a organização em comunicado, "através de um conjunto de termos-chave transversais às muitas expressões da cultura ‘queer’, como são o ‘Cruising’, ‘Sex’, ‘Bodies’, ‘Play’, ‘Skin’ e ‘Memory’, o festival celebra o corpo e a sua diversidade sexual – o que estes termos nos ensinam sobre a influência dos nossos contextos vivenciais e sociais e dos lugares que habitamos na construção das nossas identidades voláteis”.

A 24.ª edição do Queer Lisboa irá assumir “o seu formato presencial, celebrando a ideia de comunidade e socialização dentro das necessárias restrições” neste ano da pandemia, que implicam o distanciamento físico, a redução da lotação das salas e a obrigatoriedade do uso de máscara.

Visite o site oficial para mais informações sobre a programação.

Visite o Facebook do Queer Lisboa.


PASSATEMPO

O Queer Lisboa e o SAPO Mag têm para oferecer:

* 2 bilhetes duplos para a sessão "The Art of Fallism", a 21 de setembro (segunda-feira), às 15h30, na sala 3 do Cinema S. Jorge;
Os Fallists querem acabar com a repressão para todos na sociedade. Com a união das comunidades das townships, feministas e trans, querem revolucionar uma África do Sul racista e com uma desigualdade sistémica. Mas o que é que acontece quando não conseguem sequer tolerar-se uns aos outros?

* 2 bilhetes duplos para a sessão "El Príncipe",  a 21 de setembro (segunda-feira), às 22h00, na sala Manoel de Oliveira do Cinema S. Jorge;
Chile, pouco antes das eleições que trazem Allende ao poder; Jaime, um narcisista de 20 anos, mata sem motivo aparente um dos seus amigos. Condenado à prisão, conhece El Potro, um homem mais velho e respeitado em quem Jaime encontrará proteção, revelando uma profunda necessidade de ternura e reconhecimento. Atrás das grades, Jaime torna-se El Príncipe e aprenderá sobre o amor e a lealdade com El Potro. Ambos iniciam uma relação estreita de "amor negro", como é chamado na prisão, enquanto Jaime enfrenta a violenta luta pelo poder dentro da prisão.

* 2 bilhetes duplos para a sessão "Vento Seco", a 22 de setembro (terça-feira), às 19h00, na sala Manoel de Oliveira do Cinema S. Jorge;
Em julho, o vento seco e a baixa humidade do ar secam a pele dos moradores de uma pequena cidade de Goiás. Sandro passa os dias em idas ao clube da cidade, a trabalhar, a jogar futebol com amigos e a participar nas festas da sua cidade natal. Está num relacionamento com Ricardo, seu colega de trabalho, mas a sua rotina começa a mudar com a chegada de Maicon, um rapaz que chama a sua atenção e do qual todos sabem muito pouco.

* 2 bilhetes duplos para a sessão "Make Up", a 23 de setembro (quarta-feira), às 22h00, na sala Manoel de Oliveira do Cinema S. Jorge;
Ruth vai viver com o namorado para um remoto parque de férias, mas as tensões aumentam quando ela faz uma perturbadora descoberta que a atrai para uma espiral de obsessão.

* 2 bilhetes duplos para a sessão "Welcome to Chechnya", a 24 de setembro (quinta-feira), às 16h00, na sala Manoel de Oliveira do Cinema S. Jorge;
Um grupo de destemidos ativistas arrisca a vida para enfrentar a continuada campanha anti-LGBTQ na república russa da Chechénia. Com acesso irrestrito e sob o compromisso de proteger o anonimato, o documentário segue o trabalho clandestino deste grupo, resgatando vítimas e fornecendo-lhes casas seguras e assistência de modo a conseguirem os vistos que lhes permitirão escapar do acossamento.

* 2 bilhetes duplos para a sessão "El Cazador", a 24 de setembro (quinta-feira), às 22h00, na sala Manoel de Oliveira do Cinema S. Jorge;
Ezequiel, um adolescente gay de 15 anos em pleno despertar sexual, conhece um rapaz de 21. Rapidamente dão início a uma relação. Pouco depois, Ezequiel recebe um vídeo dele próprio a ter sexo com outro rapaz e é chantageado para aliciar um outro menino para pornografia infantil.

* 2 bilhetes duplos para a sessão "No Hard Feelings", a 26 de setembro (sábado), às 16h00, na sala Manoel de Oliveira do Cinema S. Jorge.
Parvis, filho de exilados iranianos, leva a vida que pode na sua pequena cidade natal, entregando-se à cultura pop, engates no Grindr e raves. Depois de ser apanhado a roubar uma loja, é condenado a trabalho comunitário num centro de refugiados, onde conhece os irmãos Banafshe e Amon, que fugiram do Irão. Quando uma atração romântica cresce entre Parvis e Amon, a frágil relação entre os três é posta à prova.


ATENÇÃO

O passatempo termina às 11h00 de 18 de setembro. Os resultados serão divulgados até às 16h57.

O formulário pede nome completo. As participações incompletas podem não ser consideradas.

Só é aceite uma resposta válida por endereço de e-mail e por concorrente pelo que não adianta responder ao formulário mais do que uma vez.

Os participantes deverão seguir uma das redes sociais do SAPO (Facebook ou Instagram).

Chegue com antecedência: os lugares são marcados e a lotação foi reduzida. O uso de máscara é obrigatório durante toda a sessão.

Os premiados deverão levantar os convites impreterivelmente com o Cartão de Cidadão (não serão aceites fotocópias) no "Guest Office" do Queer Lisboa nos Cinema S. Jorge, até cerca de 30 minutos antes do início do evento. Não serão entregues bilhetes mediante apresentação da identificação pessoal do vencedor por outras pessoas, nem cópias dos referidos documentos.

A participação nos passatempos de antestreias pressupõe a disponibilidade para assistir às sessões, pelo que, excepto em casos de força maior que deverão ser atempadamente comunicados através do email sapomag@passatempos.sapo.pt (identificado pelo nome e passatempo, incluindo a cidade), contamos com a presença de todos os premiados. Não são aceites trocas de vencedores, sendo que em caso de não possibilidade de comparência será sorteado um novo vencedor.

Concorra apenas se tem a certeza que pode estar presente.

Reservamo-nos o direito de excluir de futuros passatempos todos os que não procederem desta forma.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.