"Yupumá" é um documentário da antropóloga Verónica Castro, realizado em parceria com o povo Huni Kuin que habita a floresta tropical no leste peruano até à fronteira com o Brasil, no estado do Acre e sul do Amazonas.
‘Yupumá’ significa fazer algo pela primeira vez. Este conceito indígena do povo Huni Kuin/Kaxinawá, das terras baixas da Amazónia brasileira, serve de pano de fundo a este filme, onde seguimos Kawá Huni Kuin, um pajé (curador tradicional) aprendiz que se prepara para deixar a sua aldeia nas profundezas da floresta para ir à Europa pela primeira vez.
18 DE JULHO NOS CINEMAS
PASSATEMPO
O Sapo Mag e a Cedro Plátano – Produtora e Distribuidora têm para oferecer:
* 4 bilhetes duplos para a sessão especial das 21h00 (podem existir pequenas variações de minutos) nos Cinemas NOS Alma Shopping (Coimbra), sábado, 20 de julho;
* 4 bilhetes duplos para a sessão especial das 21h00 (podem existir pequenas variações de minutos) nos Cinemas NOS Alameda Shop&Spot (Porto), domingo, 21 de julho;
* 4 bilhetes duplos para a sessão especial das 21h00 (podem existir pequenas variações de minutos) nos Cinemas NOS Alvaláxia (Lisboa), quarta-feira, 24 de julho.
Sessões contam com a presença da realizadora Verónica Castro e do protagonista Kawá Huni Kuin, para uma conversa em que ambos partilham a sua experiência colaborativa. Este encontro conta, também, com cantos tradicionais protagonizados por Kawá Huni Kuin e Bimi Huni Kuin, a irmã mais nova do protagonista.