O pianista espanhol Ignasi Cambra, cego, acusou a TAP de o ter “discriminado completamente" no dia 30 de dezembro, ao não deixá-lo embarcar com o seu cão-guia, e a companhia aérea lamentou o sucedido, garantindo estar a rever procedimentos.
O Estatuto dos Profissionais da Cultura, que define o enquadramento legal dos trabalhadores independentes deste setor, entra hoje em vigor, mas algumas das medidas só serão aplicadas ao longo do ano.
“Phalasolo”, o álbum de estreia a solo do músico e produtor Tiago Novo (New Max), dos Expensive Soul, está disponível a partir de hoje em todas as plataformas digitais, 13 anos depois de ter sido editado.
Os últimos dias da exposição dedicada ao autor belga de banda desenhada Hergé, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, terão horário alargado, revelou a organização.
O realizador Tiago Pereira lança em janeiro uma revista para divulgar o trabalho da associação A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria (MPAGDP) e para provar que a vila de Serpins não é “no fim do mundo”.
A secção portuguesa da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA) defendeu hoje a liberdade crítica e criativa, na sequência da polémica sobre a escolha do representante de Portugal na Bienal de Arte de Veneza em 2022.
O álbum “Beethoven, Luiz Costa”, do pianista português Artur Pereira, foi considerado o segundo melhor álbum de música clássica de 2021 pela publicação alemã Orchestergraben.
O clube do livro feminista Heróides, primeiro projeto da estrutura artística Cassandra, de Sara Barros Leitão, vai ter uma segunda edição em 2022, que propõe leituras de autoras como Carson McCullers, Virginia Woolf, Bernardine Evaristo ou Angela Saini.
O DJ português Roger Milan, oriundo de Braga, está a criar o projeto de noites portuguesas Lisbon Lounge em Los Angeles, em conjugação com os seus eventos FunkCali virados para sons brasileiros e latinos.
Onze programas originais dos Concertos para Bebés inspirados em histórias, Entrudo, eletrónica, dança e instrumentos vários estreiam ao longo de 2022 em Leiria, Coimbra, Loulé e Marinha Grande, anunciou a companhia Musicalmente.
Empresários de bares e discotecas estiveram hoje no Palácio de Belém para sensibilizarem o Presidente para aquilo que consideram ser uma discriminação do setor, de novo parado por causa da pandemia, pedindo-lhe que intervenha junto do Governo.
O Teatro das Figuras de Faro vai entrar em 2022 com uma programação que inclui teatro, música e dança, levando ao palco algarvio um espetáculo de flamenco, uma peça dos Artistas Unidos e a cantora Gisela João.
O Teatro Nacional D. Maria II, o Teatro Nacional São João e o Organismo de Produção Artística (OPART) vão receber um total de 86 milhões de euros até 2024, no âmbito dos contratos-programa assinados com o Estado.
A Provedoria de Justiça recebeu, desde março do ano passado, 222 queixas relativas aos apoios do Governo para o setor da Cultura, a maioria das quais sobre a linha de apoio extraordinário profissionais do setor.