“A Casa de Bernarda Alba”, de Federico García Lorca, que se estreou em setembro no Teatro da Comuna, em Lisboa, numa versão só com homens, vai ter três sessões extra nos próximos dias 28 a 30, informou a companhia.
A organização do Prémio Strega, o mais importante prémio literário em Itália, instituiu um prémio especial dedicado à poesia, cujo primeiro vencedor será anunciado em outubro de 2023, foi hoje anunciado.
Da alemã Sarah Sprinz ao suíço Joël Dicker, a presença de autores no TikTok, aplicação em teoria pouco provável quando o assunto é literatura, é cada vez maior.
Carmen Garcia é enfermeira com mais de uma década de experiência em lares de idosos e conta agora em livro os problemas que encontra, como a demência, a solidão ou os abusos, defendendo que é preciso falar de 'velhos'.
O autor e editor português André Letria foi distinguido na terça-feira na República Checa, com o prémio Jiri Trnka, pelo "extraordinário contributo artístico e teórico no campo da ilustração e animação", anunciou a organização.
O brasileiro Celso José da Costa venceu o Prémio Leya 2022, por unanimidade do júri, a que concorreu sob o pseudónimo de Fagundes Andrade, com a obra "A Arte de Driblar Destinos", anunciou hoje a organização.
Seis primeiras obras de jovens coreógrafos portugueses e estrangeiros serão apresentadas entre 17 e 20 de novembro, em Viseu, no festival internacional de dança jovem Lugar Futuro.
“A Fada Oriana”, de Sophia de Mello Breyner, é o terceiro livro bilingue da escritora portuguesa que a editora Oxalá publica na Alemanha, depois de “A Menina do Mar” e “O Rapaz de Bronze”.
O choque entre um pugilista velho, fechado num lar, e um jovem que o tribunal obriga a ali prestar serviço cívico é o centro da peça “O Coração de um Pugilista”, a estrear sábado no Teatro Aberto, em Lisboa.
Quatro estranhos são desafiados a encontrar uma noz em palco, lidando com os seus limites pessoais, mergulhando numa caixa cheia de segredos e obrigados a falar várias línguas, na peça “Tabu”, a estrear pela companhia O Bando na quinta-feira, em Palmela.
Mais de 70 artistas nacionais e internacionais vão participar, de 5 a 18 de novembro, na 6.ª edição do Braga em Risco, um encontro que “celebra” a ilustração, o livro e a literatura infantojuvenil, anunciou o município.
O percurso e o legado da escritora, cineasta e dramaturga francesa Marguerite Duras estão em destaque na última criação do ciclo “A Importância de Ser”, de Miguel Bonneville, que se estreia em novembro, no Teatro Viriato, em Viseu.
O protagonista de "Aquaman", Jason Momoa, demonstrou o seu apoio ao candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, na disputa contra o atual mandatário, Jair Bolsonaro (PL), juntando-se, assim, a outras estrelas de Hollywood como Mark Ruffalo, Mark Hamill e Leonardo DiCaprio.
A obra “Liberdade”, de Fernanda Sesifredo, de Redondo, foi a vencedora da edição deste ano do Prémio Literário Hernâni Cidade, instituído pela Câmara de Redondo (Évora), revelou hoje o município alentejano.
Bailes, concertos, oficinas, teatro ou performances são algumas das atividades que preenchem o programa do Desdobra-te – Festival de Dança e Outras Artes, que vai decorrer em Évora, de 18 a 20 de novembro, foi hoje anunciado.
Cinquenta e cinco espetáculos apresentados por 25 companhias de Almada, Lisboa, Cascais e Sintra em nove espaços de Almada preenchem o programa da 26.ª Mostra de Teatro do concelho, que começa a 4 de novembro, anunciou a organização.
Os mitos da masculinidade e os preconceitos que existem sobre os homens foram abordados na segunda-feira num ‘workshop’ do ativista Roy Galán, que envolveu cerca de 15 jovens, dos 15 aos 19 anos, em Ponta Delgada, Açores.
A Temporada Portugal-França 2022 despede-se esta semana, com uma programação em Lisboa que, entre os dias 28 e 30 de outubro, vai oferecer espetáculos de música, vídeo, teatro, cinema e escultura, anunciaram os programadores.
Harvey Weinstein usou o seu poder e influência em Hollywood para intimidar e agredir sexualmente mulheres, ameaçando acabar com as suas carreiras se o confrontassem, afirmou a a parte acusadora esta segunda-feira num tribunal de Los Angeles.
A escritora brasileira Hilda Hilst, ícone de liberdade e transgressão, muitas vezes tomada como imoral, regressa esta semana ao mercado livreiro português, vários anos após as últimas publicações, numa antologia com a sua “melhor prosa” e vários inéditos.
O grupo editorial Penguin Random House criou uma nova chancela, Iguana, para publicar BD e livro ilustrado, porque há "um mercado grande, tanto de autores como de leitores", explicou a editora Amaia Iglesias, à Lusa.
Cenas da vida de um casal com uma filha de oito anos e outra mais nova são o centro da peça “Terreno Selvagem 2”, uma criação e encenação a seis mãos, a estrear-se na quarta-feira, no Teatro S. Luiz, Lisboa.
Silviano Santiago, de 86 anos, anunciado na segunda-feira o vencedor do Prémio Camões 2022 afirmou que este é um reconhecimento do seu “longo trabalho em literatura".
A polícia de Marrocos prendeu segunda-feira o rapper marroquino ElGrande Toto após denúncias apresentadas por seis pessoas que o acusam, nomeadamente de insultos, difamação e ameaças de morte.