Sentido de liberdade, jogo entre sagrado e profano e dimensão de farsa são pedras de toque da encenação de João Mota da tragédia shakespeariana “Romeu e Julieta”, a estrear dia 17, em Lisboa, com música original de José Mário Branco.
“Icon” é “uma ópera do século XXI”, diz a Fundação Calouste Gulbenkian, que apoiou a produção internacional e acolhe, em Lisboa, esta semana, a obra do Atelier Bildraum, com libreto de Sabryna Pierre e música de Frederik Neyrinck.
A cantora Lena d’Água regressa aos discos este ano, trinta anos depois do último que editou em nome próprio, com “Desalmadamente”, que será editado em maio, anunciou hoje a editora Universal.
O novo romance de Carlos Vale Ferraz, “Que Fazer Contigo, Pá?”, que conta a história de um comandante que participou no 25 de Abril, é apresentado na próxima terça-feira, em Lisboa, quando chega ao mercado nacional.
A galeria Underdogs, em Lisboa, reuniu obras novas dos 13 artistas estrangeiros que ali expuseram nos últimos anos, incluindo Shepard Fairey, Felipe Pantone e Pixel Palcho, na mostra “From the World, Made in Lisboa”, a ser inaugurada na sexta-feira.
Um ensaio sobre o escritor existencialista português Vergílio Ferreira (1916-1996), de autoria da universitária checa Eva Travnickova, ganhou, este ano, o Prémio Iberoamericano de Praga.
Mick Jagger acaba de passar por uma cirurgia cardíaca, Ozzy Osbourne adiou uma digressão após uma queda, Pete Townshend está quase surdo. Com o envelhecimento das estrelas, surge a pergunta: o rock sobreviverá ao ocaso?
O atual presidente da Fundação Amália Rodrigues (FAR), Vicente Rodrigues, afirmou que a instituição tem “necessidade de se abrir à sociedade, de fazer pontes” e de “interagir com o meio artístico, cultural e o fado”.
O festival Tremor juntou, ao primeiro dia, alunos de Rabo de Peixe e a Associação de Surdos da ilha de São Miguel, nos Açores, num espetáculo que pretendeu transmitir uma mensagem de inclusão.
A nova aventura da aldeia de gauleses mais famosa do mundo vai ter uma nova personagem, a filha de Vercingétorix, uma jovem adolescente que se junta a Astérix e Obélix no novo livro, que sairá a 24 de outubro.
O sexto Westway Lab vai voltar a reunir em Guimarães, a partir de hoje, público e profissionais do setor da música ao longo de quatro dias, durante os quais se vão realizar concertos, residências artísticas e conferências.
O cantor Dino D'Santiago foi o mais premiado na primeira edição dos Play - Prémios da Música Portuguesa, ao vencer três das 12 categorias, incluindo Melhor Artista Solo e Melhor Álbum.
O Teatro Maria Matos, encerrado depois da impugnação da concessão, abrirá ao público após obras, mesmo que o processo judicial não esteja concluído, anunciou hoje a Câmara Municipal de Lisboa.
O guitarrista e compositor português João Pires vai atuar em julho, no Festival de Jazz de Montreux, na Suíça, com o projeto Coladera, que partilha com o brasileiro Vítor Santana, foi hoje anunciado.
A peça "Os anos que abalaram o ‘nosso’ mundo!", com estreia dia 24 no Fórum da Maia, retrata os primeiros dias depois da madrugada de 25 de Abril a partir das memórias do encenador, José Leitão.
A Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo (CPBC) estreia, quarta-feira, no Teatro Camões, em Lisboa, o espetáculo “Na substância do tempo”, uma homenagem a Sophia de Mello Breyner Andresen, que assinala também o renascimento do grupo dirigido por Vasco Wellenkamp.
Elton John, Sting e Quincy Jones estão entre as principais confirmações da 53ª edição do Festival de Jazz de Montreux, que decorre de 28 de junho a 13 de julho e que também contará com estrelas como Joan Baez, Anita Baker e Lauryn Hill.