Os Metallica atuaram na noite desta quinta-feira, 1 de fevereiro, na Altice Arena, em Lisboa. A meio do concerto, a banda surpreendeu o público com uma homenagem a Zé Pedro, guitarrista e fundador dos Xutos & Pontapés.

Em entrevista à TSF, Tim, vocalista dos Xutos & Pontapés, confessou ter ficado surpreendido com a versão que a banda norte-americana de heavy metal fez de "A Minha Casinha". "Não sabia nem faço ideia de onde é que tiveram a ideia, do que lhes passou pela cabeça. Mas realmente é completamente fora... não estava à espera disto", frisou, acrescentando que a banda esteve à altura.

"A Minha Casinha" dos Xutos: A homenagem dos Metallica a Zé Pedro
"A Minha Casinha" dos Xutos: A homenagem dos Metallica a Zé Pedro
Ver artigo

"Foi o Trujillo e muito bem (...) cantou muito bem e foi fantástico", disse Tim. "Kirk Hammett repetiu as malhas do Cabeleira. Acho que ele [João Cabeleira] deve estar completamente babado", gracejou o músico em entrevista à TSF.

Tim disse ainda que quer "descobrir quem lhes deu a dica, como se lembraram [da homenagem], para agradecer".

Veja no vídeo a homenagem dos Metallica:

Os Metallica já passaram por Portugal por diversas vezes, tendo estado em Lisboa, entre outras datas, para o Rock in Rio, em 2012, e no então chamado Pavilhão Atlântico dois anos antes.

Zé Pedro, guitarrista e fundador dos Xutos & Pontapés, morreu a 30 de novembro, aos 61 anos. O músico faleceu depois de complicações decorrentes da Hepatite C de que sofria há mais de 15 anos na sua casa, em Lisboa.

Zé Pedro estava doente há vários meses, mas a situação foi sempre mantida de forma discreta pelo grupo, tendo só sido assumida publicamente em novembro, no final do concerto de fim de digressão dos Xutos & Pontapés, no Coliseu de Lisboa.