O quarto piquenique musical organizado pela MPGDP vai decorrer na Praia Fluvial da Senhora da Graça, em Serpins, assinalando também a mudança da sede do projeto para aquela localidade, disse à agência Lusa o fundador de A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria, Tiago Pereira.

Confirmadas estão já as presenças d'Os Arraianos de Ficalho, do concelho de Beja, e das Cantadeiras do Vale do Neiva, entre outros grupos de norte a sul do país, disse.

Numa sociedade "em que tudo é programado ao nível do evento", o piquenique acaba por ser "tudo menos isso", não havendo programação ou qualquer atuação programada, sendo antes um encontro de pessoas, vincou Tiago Pereira.

Neste piquenique, tanto pode acontecer um grupo tocar sozinho e mostrar as suas músicas ou grupos diferentes juntarem-se a uma canção conhecida e acompanharem, explicou.

"É uma grande mistura, em que os grupos se misturam uns com os outros", disse o fundador do projeto, salientando que há encontros nos piqueniques que acabam por "ficar para sempre".

"O mais importante é as pessoas juntarem-se, sem qualquer expectativa", salientou, considerando que esta é também uma oportunidade para conhecer pessoas, repertórios e formas de tocar, cantar e dançar diferentes.

Neste piquenique, não há bancas de comes e bebes, sendo que cada pessoa tem que levar o seu mantimento, que pode optar por partilhar ou não, esclareceu.

No entanto, "há sempre alguém que traz e partilha", notou.

"Os do Alentejo trazem sempre vinho tinto e os do Minho verde tinto. Aqui também se vê o quanto o país é variável neste aspeto. Não só a música, mas também os alimentos e o que se bebe. Não é só uma partilha musical", realçou.

O piquenique terá início por volta das 11h00 e estende-se até à noite.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.