O álbum, o terceiro da banda, começou a ser escrito e composto em 2012, por Fred Lessing, alemão de 54 anos a viver em Sintra, como forma de expressar o luto, quando viu a sua mulher morrer com cancro do intestino, disse à agência Lusa o artista.

Inicialmente, o álbum seria para "guardar numa gaveta por ser algo muito íntimo", mas o músico apercebeu-se de que a história que contava poderia "aliviar a dor de um viúvo" e sensibilizar as pessoas para a necessidade de prevenção do cancro, referiu.

O trabalho de rock progressivo, com oito músicas, assume-se como um "álbum conceptual", onde se fala de "luto, morte, depressão e amor", numa "viagem" pelos momentos que Fred Lessing viveu após a morte da mulher com 49 anos.

Entre colagens sonoras e influências musicais distintas como pop, música árabe ou jazz, Fred Lessing fala, na primeira parte do disco, do sentimento de "vazio e de abandono", "da esperança quebrada", bem como do estado "de loucura" em que entrou após o falecimento da sua mulher.

A segunda parte do trabalho aborda a vida e a busca "por algum tipo de felicidade" após o luto, entrecruzando a sua história com a de outros viúvos que conheceu, explicou.

As receitas do álbum revertem a favor dos projetos da Europacolon Portugal - Associação de Apoio ao Doente com Cancro Digestivo.

Após a morte da mulher, Fred ficou a saber que a sua companheira não tinha feito uma colonoscopia marcada para 2007, sendo identificado o tumor posteriormente, já em estado avançado.

"24 pessoas em Portugal morrem por dia com cancro digestivo, 11 das quais com cancro no intestino", sublinhou o presidente da Europacolon, Vítor Neves, defendendo a necessidade de ser implementado um rastreio de base populacional do cancro colorretal (previsto num despacho publicado este ano).

Neste momento, "continuam a morrer pessoas por falta de cuidados preventivos", enfatizou, considerando também que é necessário sensibilizar as pessoas para alterarem os seus comportamentos alimentares, que é uma das fortes componentes "para o aparecimento de cancros digestivos".

O álbum dos Daymoon é apresentado no sábado, às 22:00, na Fnac do Forum Coimbra, com um miniconcerto acústico e o testemunho de vida de Fred Lessing.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.