"Os contos inéditos de Dog Mendonça & Pizzaboy" reúne quatro histórias curtas que foram publicadas originalmente na revista da editora norte-americana Dark Horse, com argumento do músico e argumentista Filipe Melo, desenho de Juan Cavia e cor de Santiago Villa, ambos argentinos.
A edição portuguesa conta ainda, como extra em relação à edição da Dark Horse, com ilustrações originais de Ricardo Cabral, Joana Afonso, Filipe Andrade e Jorge Coelho. O lançamento está marcado para 9 de abril na FNAC Chiado, em Lisboa.
Este volume, com prefácio do realizador Lloyd Kaufman, junta-se à premiada trilogia "As aventuras de Dog Mendonça & Pizzaboy", que os autores publicaram pela Tinta-da-China entre 2010 e 2013, e que vendeu, no conjunto, mais de 18.000 exemplares.
A banda desenhada centra-se em duas personagens principais, que se envolvem com forças do mal e do oculto, e que acabam por ter de salvar o mundo: Dog Mendonça, o detetive do oculto sobre quem recaiu uma maldição, e Eurico Catatau, o distribuidor de pizzas (Pizzaboy). Há ainda Pazuul, um demónio com seis mil anos que habita o corpo de uma menina, e uma cabeça de gárgula.
A trilogia, que também chegou aos Estados Unidos pela Dark Horse e cujo primeiro volume foi ainda publicado no Brasil, é influenciada pelas novelas gráficas norte-americanas e tem muitas referências ao cinema, às séries televisivas e à realidade cultural e social portuguesa.
Além da trilogia e da colaboração com a Dark Horse, os autores acabaram ainda por estender as aventuras e as personagens para o universo dos videojogos, com o lançamento, este ano, de "As aventuras interactivas de Dog Mendonça & Pizzaboy", desenvolvido pelo estúdio argentino OKAM Studios.
Num registo completamente diferente daquela trilogia, Filipe Melo e Juan Cavia estão atualmente a finalizar a novela gráfica "Vampiros", que tem a guerra colonial como pano de fundo.
Comentários