"Raquel André é a artista escolhida para dinamizar a celebração do Dia Europeu do Espectador", lê-se no comunicado do projeto de cooperação cultural, que envolve 17 municípios portugueses.

A 'performer' apresentou, com a Artemrede, a proposta artística vencedora, que resultará num evento, no dia 21 de Novembro, em ambiente digital.

Em setembro passado, Raquel André levou ao palco do Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, o terceiro momento da sua "Coleção de Artistas", um projeto que iniciou no Brasil, em 2014, onde ficou a viver sete anos, depois de uma residência artística de cinco meses, no Rio de Janeiro.

Este projeto inclui produções de teatro, uma peça televisiva, uma exposição, um livro e uma conferência.

O Dia Europeu do Espectador é uma iniciativa do projeto europeu "Be SpectACTive!", do qual a Artemrede é o parceiro português, cujo objetivo é "motivar a atitude ativa de espectadores, através de criações artísticas, grupos de discussão e programação, e iniciativas de capacitação", segundo a mesma fonte.

Raquel André fez já cinema, teatro e colaborou com o músico Valete.

A artista estudou teatro na Escola Superior de Teatro e Cinema, em Lisboa. Na Universidade Federal do Rio de Janeiro, com uma bolsa atribuída pela Fundação Calouste Gulbenkian, terminou o mestrado sob o tema "Colecionar em Artes Performativas", em 2016, com orientação da investigadora e performer Eleonora Fabião.

Atualmente é artista da Advancing Performing Arts, com o apoio do Teatro Nacional Dona Maria II.

A Artemrede atua, desde 2005, nas áreas da programação em rede, do apoio à criação, da formação e da mediação cultural.

Atualmente é constituída por 17 municípios associados: Abrantes, Alcanena, Alcobaça, Almada, Barreiro, Lisboa, Moita, Montemor-o-Novo, Montijo, Oeiras, Palmela, Pombal, Santarém, Sesimbra, Sobral de Monte-Agraço, Tomar e Torres Vedras.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.