“A um cartaz que conta com bandas como Mayhem, Aborted, Venom Inc, Extreme Noise Terror, Inquisition ou Master, juntam-se agora as 20 bandas que irão atuar no terceiro palco do festival, a SWR Arena, de entrada livre, e que contam com a curadoria dos festivais Otero Brutal Fest, em Oviedo, Milhões de Festa, em Barcelos, e das editoras nacionais Signal Rex, Raging Planet e HellDprod”, anunciou hoje a organização.

O cartaz do 20.º SWR conta com a presença dos noruegueses Mayhem, que vão interpretar na íntegra o disco “De Mysteriis Dom Sathanas”, dos ingleses Venom Inc e Extreme Noise Terror, para além de nomes como Oranssi Pazuzu, Dead Congregation, Cobalt ou os nacionais Besta, Holocausto Canibal, Grog e Goldenpyre, entre muitos outros.

Assim, as “hostilidades”, como lhes chamam os organizadores do evento, “iniciam-se a 27 de abril, dia 0 do festival, com o decorrer das finais das W:O:A Metal Battles Portugal na qual os vencedores das classificativas regionais, Analepsy, Deadlyforce, Destroyers of All e Toxikull lutam por um lugar no Wacken Open Air”.

“Fecham o dia os brasileiros Test, banda de grindcore efeverscente que deixou saudades da sua passagem por Portugal há dois anos”, acrescentou o comunicado.

Nos dias que se seguem, quando se abrem os palcos principais do festival, ainda vai haver tempo para Aneurose, Chaos Synopsys, The Ominous Circle, Enlighten, Legacy of Brutality, Alcoholocaust, Bulto e Stone Dead, entre outros.

A organização do festival recorda que “há vários anos que a pacata vila de Barroselas é palco de um estranho fenómeno, quando milhares de fãs de Heavy Metal dos quatro cantos do mundo se vestem de preto e partem na sua peregrinação anual rumo ao alto do Minho para o SWR Barroselas Metalfest, um dos mais antigos festivais do planeta dedicado às sonoridades mais extremas”.