Editado esta sexta-feira pela Uguru, o novo disco dos Gaiteiros de Lisboa vai ser apresentado na FNAC do Chiado este sábado, 6 de abril, a partir das 18h00, num espetáculo de entrada livre.

"Os sopros tradicionais, a percussão e as polifonias vocais continuam no centro, a música ao seu redor continua a ser surpreendentemente moderna, inventiva, viva, contemporânea e ao mesmo tempo intemporal", assinala a promotora em comunicado.

"Brites de Almeida" foi a canção escolhida como primeiro avanço de "Bestiário". Com letra de Carlos Guerreiro e música de Carlos Guerreiro e Sebastião Antunes, "é um tema inédito, mas parece um clássico tradicional só agora reencontrado".

A promotora avança ainda que "com esta narrativa, os Gaiteiros de Lisboa pretendem desmistificar uma “semi-lenda” da história de Portugal, a de Brites de Almeida (Padeira de Aljubarrota) - que, com a sua pá de padeira, teria matado sete castelhanos que encontrara escondidos num forno - de um tempo em que a verdade histórica era adaptada para exaltar e enaltecer os portugueses como grandes heróis, sobretudo em relação aos castelhanos".

O videoclip foi realizado por Miguel Veríssimo e é protagonizado por Carla Vasconcelos e pelos próprios Gaiteiros de Lisboa. Filmado num único plano de sequência, inspira-se no teatro medieval e no teatro minimal (inspirado no filme "Dogville", de Lars von Trier). O vídeo pode ser visto aqui.

Os Gaiteiros de Lisboa são Carlos Guerreiro, Miguel Quitério, Miguel Veríssimo, Paulo Charneca, Paulo Tato Marinho e Sebastião Antunes.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.