Em entrevista à Pitchfork, Björk revelou a lista das suas cantoras preferidas e destacou Amália Rodrigues. À publicação, a artista islandesa frisou que geralmente não percebe "o que dizem" os seus artistas favoritos.

"Gosto muito da Amália Rodrigues, apesar de não falar português", sublinhou Björk.

Em 2012, ao The Guardian, a artista revelou que tinha visto um documentário sobre a fadista. "Ouço-a há anos, mas vi há pouco tempo um documentário sobre ela - tanta emoção em estado puro! E livre de tantas complicações que a música, por vezes, tem. É uma música direta, simples e forte, isenta de filigranas. Vai direta ao coração", elogiou.

Abida Parveen, Chaka Khan e Joni Mitchell completam a lista de artistas favoritas da islandesa. "Gosto da Abida Parveen, do Paquistão, mas não percebo uma palavra do que ela canta. No que toca a norte-americanas, adoro a Chaka Khan. (...) Adoro a Joni Mitchell. Fiquei obcecada com o 'Don Juan's Reckless Daughter' e o 'Hejira' em adolescente. São discos que têm muito mais dela. É como se tivesse feito o seu próprio estilo musical", explicou.