Vários compositores e músicos portugueses já estão a preparar uma possível participação no Festival da Canção 2017, concurso da RTP1 onde é escolhido o artista e a canção que irá representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção.

Na sua conta no Facebook, Carlos Costa, cantor conhecido por ter participado no programa "Ídolos", revelou que já está a trabalhar na sua candidatura à Eurovisão. "Em 2017 irei dedicar algum tempo e esforço para tentar pisar o palco da Eurovisão (algo que não faço desde 2012). Para além de estar a trabalhar arduamente no meu álbum, vou tentar estudar a melhor forma de pisar o palco eurovisivo. Com isto não quero dizer que estou disposto a passar por cima de ninguém, mas, sim, que estou disposto a investir financeiramente e com o meu profissionalismo para que possa concretizar mais um dos meus objectivos e sonhos pessoais", escreveu o cantor de "Tequila".

"Apelo a todos os euro-fãs que deixem os preconceitos e ideias pré-concebidas de lado e que se unam a nós artistas para que possamos ter mais um ano de Festival interessante. Eu darei o meu melhor, espero que o método de selecção me ajude também", acrescentou Carlos Costa.

Até ao momento, a RTP1 ainda não divulgou o regulamento para a edição de 2017.

A primeira participação portuguesa no festival Eurovisão da Canção data de 1964, ano em que o regime de ditadura de Oliveira Salazar daria origem a um dos acontecimentos dessa edição, o protesto em palco que a RTP não mostrou.

Em 2016, pela quinta vez (1970, 2000, 2002 e 2013), Portugal não participou no concurso, sendo o país com mais presenças entre os que nunca venceram nem conseguiram ficar nos primeiros cinco primeiros lugares da classificação.

Leonor Andrade ("Há Um Mar Que Nos Separa") foi a representante portuguesa em 2015, tendo ficado pelas semifinais.

Em 2017, segundo a RTP, a língua de Camões vai voltar a ouvir-se no palco da Eurovisão.

Recorde na galeria as melhores classificações de Portugal no Festival da Canção:

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.