Conan Osíris, com a canção “Telemóveis”, vai representar Portugal no Festival Eurovisão 2019, em maio, em Israel, depois de ter vencido a final da 53ª edição do Festival da Canção, realizada este sábado em Portimão, no Algarve.

Nas redes sociais, Gonçalo Reis, presidente do Conselho de Administração da RTP, elogiou o trabalho da equipa do canal. "Grande final Festival Canção hoje, maravilhosamente apresentada pela Filomena Cautela e Vasco Palmeirim e pela Inês Lopes Gonçalves", começou por frisar.

Na sua conta no Twitter, Gonçalo Reis também elogiou o vencedor, Conan Osíris. "E um vencedor, o muito único Conan, que pode ser um caso sério em Telavive. Que grande volta levou o Festival da Canção da RTP nos últimos anos", sublinhou.

Conan Osíris recebeu a pontuação máxima (12 pontos) do público e de todas as regiões do país (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Açores, Madeira e Algarve) exceto do Algarve, que lhe deu a segunda pontuação mais alta (10 pontos).

Perante um pavilhão Portimão Arena praticamente esgotado com cerca de 3500 espectadores, e com uma votação online do público e de um júri composto por personalidades da música e da televisão em sete regiões do país, NBC ficou na segunda posição, enquanto Matai acabou na terceira.

A música “Telemóveis” de Conan Osíris sucede a “O Jardim”, interpretada por Cláudia Pascoal e composta por Isaura, a representante portuguesa no Festival Eurovisão da Canção em 2018, que decorreu pela primeira vez em Portugal, em Lisboa, depois de o tema “Amar pelos dois”, interpretado por Salvador Sobral e composto por Luísa Sobral, ter vencido no ano anterior, em Kiev.

“A dois” (composta e interpretada por Calema), “Mar Doce” (Mariana Bragada), “Perfeito” (composta por Tiago Machado e interpretada por Matay), “Pugna” (Surma), “Igual a ti” (NBC), “Mundo a mudar” (Frankie Chavez/Madrepaz), “Telemóveis” (Conan Osíris) e “Inércia” (D’Alva/Ana Cláudia) subiram ao palco por esta ordem, depois de terem conseguido a qualificação para a decisão final nas duas eliminatórias que se realizaram nas semanas anteriores.

Matay, Madrepaz e Conan Osíris foram os mais aplaudidos pelo público presente na Portimão Arena, que durante toda a noite animou a festa e não deixou de apoiar os artistas candidatos a estar em Telavive, no festival da Eurovisão.

No espetáculo, que a RTP1 transmitiu em direto, houve ainda tempo para recordar alguns artistas que se celebrizaram em outras edições do Festival da Canção, como Armando Gama, Anabela ou Vânia Fernandes, que tocaram as suas músicas participantes no Festival da Canção e exibirem novos e modernos arranjos, da autoria de Nuno Gonçalves, da banda The Gift.

As vencedoras da edição anterior, Cláudia Pascoal e Isaura, também aturam perante os espectadores que assistiram ao espetáculo na Portimão Arena, que teve apresentação de Filomena Cautela, Inês Lopes Gonçalves e Vasco Palmeirim, sempre com notas de humor a marcar a suas intervenções.