O projeto foi iniciado, em 2017, por Alex Rodrigues, que apresentou uma candidatura para realizar este trabalho à primeira edição do Orçamento Participativo de Portugal.

O projeto foi um dos vencedores na área da Cultura e a Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) impulsionou a concretização do mesmo, que teve a participação de outras personalidades ligadas às tradições locais na recolha e escrita de contos e lendas dos concelhos de Bragança e Vinhais.

Alex Rodrigues explicou que “a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) realizou a primeira parte do projeto, a qual resultou no resgate e catalogação de 99 narrações da tradição oral e 39 vídeos, nos concelhos de Bragança e Vinhais”.

O trabalho está registado em dois volumes que esta semana vão ser distribuídos pelas crianças dos dois concelhos que participaram na ilustração dos contos e lendas.

A entrega está agendada para terça-feira de manhã na Escola Básica de Vinhais e na quarta-feira para Bragança no Centro Escolar de Santa Maria, na Escola EB1, 2 e 3 Augusto Moreno e no Centro Escolar da Sé.

Os dois volumes dos “Contos e Lendas Transmontanos” contaram com outras participações como, na segunda parte do projeto, da Academia Ibérica da Máscara que promoveu a escrita dos contos baseada na recolha elaborada em parte das freguesias dos dois concelhos, e a leitura dos textos e recolha das ilustrações nas comunidades escolares.

Esta edição tem o prefácio do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e foi coordenada pela LeYa.

“Estamos certos que o principal objetivo do projeto é a transmissão do Saber e Tradição às nossas crianças, sementes de um futuro que esperamos ser de grande prosperidade e salvaguarda dos nossos territórios, das nossas raízes, portanto, da nossa cultura transmontana”, refere o promotor.