As restantes sete canções que vão disputar a final da edição deste ano do Festival da Canção serão escolhidas este domingo, 25 de fevereiro, na segunda semifinal do concurso, que decorre no estúdio da RTP, em Lisboa. A transmissão arranca pouco depois das 21h00 na RTP1, RTP Internacional e RTP Play.

Depois de José Cid, Peu Madureira, Anabela, JP Simões, Joana Barra Vaz, Janeiro, Rui David, Catarina Miranda, Joana Espadinha, Beatriz Pessoa, Bruno Vasconcelos, Maria Amaral e Rita Dias  terem apresentado os temas compostos pelos compositores convidados pela RTP, é a vez de Susana Travassos, Lili, Sequin, Tamin, Daniela Onís, Diogo Piçarra, David Pessoa, Cláudia Pascoal, Rita Ruivo, Dora Fidalgo, Minnie & Rhayra, Peter Serrado e Maria Inês Paris subirem ao palco do Festival da Canção, que voltou a ser o centro das atenções em 2017 com a vitória de Salvador Sobral.

Os sete vencedores da segunda semifinal vão juntar-se a Peu Madureira, Janeiro, Catarina Miranda, Anabela, Joana Barra Vaz , Joana Espadinha e Rui David na final no Multiusos de Guimarães, marcada para o dia 5 de março, e de onde sairá 50º representante de Portugal no Festival da Eurovisão.

Os finalistas e os vencedores serão escolhidos com base no voto do público e dos jurados. Tal como em 2017, Júlio Isidro (ou 'Júri Isidro', com diz o próprio) volta a ser presidente do júri. Ana Bacalhau, Ana Markl, António Avelar Pinho, Carlão, Tozé Brito, Luísa Sobral, Sara Tavares e Mário Lopes vão ser os jurados do Festival da Canção.

Além das músicas a concurso, tal como na primeira semifinal, João Pedro Coimbra e Nuno Figueiredo vão debruçar-se sobre o cancioneiro de Carlos Paião.

Oiça os excertos das canções aqui.

CANÇÕES DA SEGUNDA SEMIFINAL

Tamin - "Sobre Nós” (Compositor: Capicua) 

Diogo Piçarra - "Canção do Fim" (Compositor: Diogo Piçarra) 

DATAS FESTIVAL DA CANÇÃO RTP & EUROVISÃO 2018

Festival da Canção RTP

  • 1ª Semifinal: 18 de fevereiro
  • 2ª Semifinal: 25 de fevereiro
  • Final, em Guimarães: 4 de março

Eurovisão

  • Eurovision Village & Euroclub: de 4 a 12 de maio
  • Cerimónia de Abertura: 6 de maio
  • 1ª Semifinal: 8 de maio
  • 2ª Semifinal: 10 de maio
  • Final: 12 de maio

Países sorteados para atuar na 1ª semifinal: Suíça, Finlândia, Bielorrússia, Bulgária, Áustria, Lituânia, Albânia, Irlanda, Arménia, Chipre, República Checa, Bélgica, Croácia, Islândia, Azerbaijão, Grécia, Israel, Estónia e Macedónia.

Países sorteados para atuar na 2ª semifinal: Montenegro, Suécia, Rússia, Hungria, Malta, Letónia, Sérvia, Dinamarca, Geórgia, Roménia, Austrália, Polónia, Eslovénia, Noruega, Ucrânia, Moldávia, San Marino e Holanda.

Big Five - países com passagem direta à final: Alemanha, Espanha, França, Itália, Reino Unido e Portugal

Dora Fidalgo - “Arco-Íris (Assim Cantou Zaratustra)" (Compositor: Miguel Angelo) 

Sequin - "All Over Again" (Compositor: Bruno Cardoso)

Peter Serrado - “Sunset" (Compositor: Peter Serrado) 

Lili - "O Voo das Cegonhas" (Compositor: Armando Teixeira) 

Minni & Rhayra - "Patati Patata" (Compositor: Paulo Flores) 

David Pessoa - "Amor Veloz" (Compositor: Francisco Rebelo) 

Maria Inês Paris - "Bandeira Azul" (Compositor: Tito Paris) 

Daniela Onís - "Pra Lá Do Rio" (Compositor: Daniela Onís) 

Rita Ruivo - "Anda Daí" (Compositor: João Afonso) 

Cláudia Pascoal - "O Jardim" (Compositor: Isaura) 

Susana Travassos - "Mensageira" (Compositor: Aline Frazão) 

As sete canções já escolhidas

“Só por Ela” (composta por Diogo Clemente e interpretada por Peu Madureira), “(sem título)" (composta e interpretada por Janeiro), “Para sorrir eu não preciso de nada” (Júlio Resende/Catarina Miranda), “Pra te dar abrigo” (Fernando Tordo/Anabela), “Anda estragar-me os planos” (Francisca Cortesão/Joana Barra Vaz), “Zero a zero” (Benjamim/Joana Espadinha) e “Sem medo” (Jorge Palma/Rui David) foram os temas escolhidos na primeira semifinal do Festival da Canção.

O tema composto por Jorge Palma, que participou pela primeira vez no Festival da Canção em 1975, foi o segundo a ser apresentado e o último a garantir um lugar na final, devido ao erro na contagem dos votos. "É uma canção muito simples", frisou no vídeo da apresentação, acrescentando que é uma música de amor "com rugas".

Rui David foi o intérprete escolhido por Jorge Palma para cantar o tema "Sem Medo".

Depois de ter representado Portugal em Dublin, em 1993, com "Quando Cai a Noite na Cidade", Anabela voltou ao palco do Festival da Canção para cantar "Pra Te Dar Abrigo", tema composto por Fernando Tordo, músico que participou pela primeira vez no concurso há 50 anos.

A canção composta por Júlio Resende, parceiro musical de Salvador Sobral, foi a quinta a ser apresentada na primeira semifinal do Festival da Canção. "A inspiração desta música vem de um sonho. É um facto. Acho que nunca tinha dito nada tão piroso", disse o músico.

"Para Sorrir, Eu Não Preciso de Nada" foi interpretada por Catarina Miranda, mais conhecida por Emmy Curl.

Joana Espadinha (não, não é familiar do Vítor Espadinha) interpretou "Zero a Zero", tema composto por Benjamin.

Janeiro, compositor convidado por Salvador Sobral para participar no Festival da Canção, apresentou uma canção sem título. "Não me imagino na Eurovisão", atirou o cantor no vídeo de apresentação exibido antes de subir ao palco do Estúdio 1 da RTP.

Francisca Cortesão apresentou também uma canção de amor. Joana Barra Vaz foi a intérprete escolhida para cantar o tema "Anda Estragar-me os Planos".

Depois foi a vez do tema Diogo Clemente. O compositor escolheu Peu Madureira para cantar "Só Por Ela". "A voz da pessoa que escolhi é uma extensão da alma. Vejo a música na Eurovisão", confessou.

O erro na primeira semifinal

A primeira semifinal ficou marcada por um erro na transcrição dos pontos do televoto.

Mallu Magalhães

"No decurso do processo de auditoria interna, que ocorreu após a emissão do programa em direto, foi detetado que a votação final divulgada estava incorreta. Identificado o erro na transcrição dos pontos do televoto (votos do público), a RTP atuou prontamente, no sentido de esclarecer de forma transparente o sucedido, junto dos compositores e intérpretes envolvidos", esclareceu o canal em comunicado.

O erro está na atribuição da pontuação do público às canções compostas por Mallu Magalhães (interpretada por Beatriz Pessoa) e por Jorge Palma (Rui David). Assim, com a correção do erro, a canção de Mallu saiu do grupo das sete finalistas apuradas, dando entrada ao tema de Jorge Palma.

Apurada a votação correta, como o regulamento determina que em caso de empate prevalece a classificação do júri, ficaram apuradas para a final do Festival da Canção de Guimarães as canções "Zero a Zero" e "Sem Medo", respetivamente no 6º e 7º lugares, explica a RTP em comunicado.

Revistos os votos, Peu Madureira (22 pontos), Janeiro (16 pontos), Catarina Miranda (16 pontos), Anabela (13 pontos), Joana Barra Vaz (8 pontos), Joana Espadinha (7 pontos) e Rui David (7 pontos) seguiram viagem até à final.

"Sendo este infeliz incidente da sua inteira responsabilidade, a RTP apresentou de imediato um pedido de desculpas aos compositores e intérpretes envolvidos. Este mesmo pedido de desculpas é igualmente dirigido aos telespectadores da RTP", acrescenta a direção de programas em nota enviada à imprensa.

O mais votado na primeira semfinal

A canção mais votada pelo júri, com 12 pontos, foi "Sem Título", de Janeiro, compositor convidado por Salvador Sobral, que também marcou presença no final da primeira eliminatória. Em segundo lugar ficou "Só Por Ela" (10 pontos), de Diogo Clemente, seguida de "Para Sorrir Eu Não Preciso de Nada" (8 pontos), de Júlio Resende.

"Só Por Ela", interpretada por Peu Madureira e composta por Diogo Clemente, foi a canção mais votada pelo público, recebendo 12 pontos.

O mais popular, segundo as visualizações online

Durante a transmissão da primeira semifinal, a RTP foi disponibilizando todos o vídeos das 13 atuações no canal de Youtube do Festival da Canção. Nas primeiras cinco dias, a canção de Janeiro foi a que mais se destacou, ao somar mais de 220 mil visualizações.

O vídeo da semifinal, onde o músico apresentou "Sem Título", é o mais visto, contabilizando apenas as atuações do passado domingo. Segundo o Youtube, a apresentação de Janeiro é o quarto vídeo na lista dos mais populares da semana em Portugal - em primeiro lugar está o videoclip de "Já Se Passou Tudo", de Piruka, seguido de "God’s Plan" (Drake) e de "Seis Nove", de WAZE.

Festival da Canção: Já há um finalista em destaque (segundo as visualizações online)

A atuação de Peu Madureira é o segundo vídeo mais visto do canal do Festival da Canção (mais de 130 mil visualizações).

Este ano, a RTP lançou o convite a 22 compositores para que apresentassem uma canção original inédita no concurso. A estes 22 juntaram-se três autores que responderam a concursos e um escolhido por Salvador Sobral, vencedor da edição de 2017 - Aline Frazão, Armando Teixeira, Benjamim, Bruno Cardoso, Capicua, Diogo Clemente, Diogo Piçarra, Francisco Rebelo, Fernando Tordo, Isaura, João Afonso, Jorge Palma, José Cid, JP Simões, Júlio Resende, Mallu Magalhães, Miguel Ângelo, Minta, Nuno Rafael, Paulo Flores, Paulo Praça, Tito Paris, Janeiro, Daniela Onis, Peter Serrado e Rita Dias foram os compositores que aceitaram o desafio.

O vencedor do Festival da Canção, que regressou no ano passado como uma janela renovada, abrindo o concurso a compositores que nunca nele tinham participado, irá participar em maio no Festival da Eurovisão da Canção, que este ano se realiza em Lisboa.