“É um dia simbolicamente muito importante para Leiria: 22 de maio de 2020 ficará marcado para o futuro como um dia histórico, devido às circunstâncias que vivemos. Estes meses de abril e de maio ficam na história de Portugal, marcada por esta pandemia”, afirma à agência Lusa o presidente da Câmara de Leiria.

Para Gonçalo Lopes, a comemoração em Leiria acontece com “esperança na retoma do desenvolvimento económico”, para “evitar o desemprego e sobretudo a miséria e pobreza”.

“A aposta nesta nova fase são o regresso e a retoma. Este é um 22 de maio diferente, mas com esperança, porque felizmente não temos mortos resultantes da pandemia. Ainda temos casos positivos, mas há muita gente recuperada, o que nos dá alento para retomar a atividade”, frisa o autarca.

A resposta de Leiria à crise pandémica durante o estado de emergência foi “exemplar”, sobretudo pelo “recolhimento foi aceite pela população”, e porque “funcionou a estratégia de apoio aos lares”.

“Distribuímos equipamentos, houve reuniões regulares e mais recentemente realizámos testes. Os nossos lares demonstraram um elevado nível de rigor na área da gestão dos recursos humanos e na qualidade dos serviços”, diz Gonçalo Lopes.

Com as cadeias de transmissão identificadas “totalmente estancadas”, Leiria prepara-se para celebrar o Dia do Município sem esquecer um eventual segundo surto.

“Temos um nível de aprendizagem que faz com que se for necessário acionamos o ‘drive-thru’ para fazer mais testes e distribuímos mais máscaras e viseiras. Há um nível de aprendizagem muito relevante com esta experiência”, realça o presidente da Câmara de Leiria.

Os últimos meses de “intenso trabalho de equipa” deixaram “as ‘máquinas’ muito oleadas” para a necessidade de nova resposta. Mas, avisa Gonçalo Lopes, “um regresso ao confinamento”, por causa de um segundo surto, “só pode ser evitado se se tiver um comportamento muito responsável no que diz respeito à proximidade das pessoas em todo o lado”.

O destaque da programação do Dia do Município de Leiria é a transmissão de um concerto de David Fonseca, “Songs from home”, através do Facebook da autarquia, às 22:00 de sexta-feira.

Ao longo do dia, há cerimónias protocolares e transmissão online de teatro, contos e visita virtual 3D ao Museu de Leiria. Nas ruas da cidade vai andar na tarde do dia 22 de maio o Comboio d’Artistas Deambulante, com atuações de músicos e apontamentos teatrais.

À noite, o antigo ministro da Cultura Luís Filipe Castro Mendes e o ex-governador civil de Leiria Carlos André participam na tertúlia “O Poeta na Praça - Rodrigues Lobo e a sustentabilidade no planeta", iniciativa que também será transmitida online e que integra o Congresso “O futuro da nossa cidade”, da candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura 2027.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.