Este momento musical, agendado para 25 de julho, é apontado pela organização das festas como “um momento marcante”, em que a Esproarte somará mais um nome sonante às atuações conjuntas com artistas nacionais, de que constam já nomes como Sofia Escobar e Boss AC.

Alguns jovens músicos têm alcançado projeção nacional nesta orquestra que tem atuado em palcos nacionais e estrangeiros e que nasceu na Escola Profissional de Arte de Mirandela criada, em 1990, pelo Ministério da Educação e pelo município de Mirandela, no âmbito do Projeto Nacional de Lançamento das Escolas Profissionais.

A Orquestra Sinfónica Esproarte é formada por jovens do 9.º ao 12.º ano e a próxima atuação, na abertura das Festas de Mirandela, une esta formação musical “a um dos nomes mais proeminentes da nova geração do fado português, a cantora Cuca Roseta, convidada pela Câmara Municipal de Mirandela”, como informou a autarquia.

Ao longo de mais de duas décadas, a Esproarte tem contribuído para a divulgação da música, realizando concertos em toda a região transmontana, nas principais salas do portuguesas e em digressões por diversos países.

Das atuações dos jovens músicos, sob a direção do maestro titular Gustavo, a autarquia destaca a passagem por Andorra, Espanha, Escócia, Angola e Canadá.

“A comprovada qualidade da Esproarte e o inegável talento da compositora, letrista e fadista Cuca Roseta protagonizam, assim, este momento marcante que é o início formal das Festas da Cidade e em Honra de Nossa Senhora do Amparo, no próximo dia 25 de julho, às 21:30, no Parque do Império, junto ao rio Tua”, segundo o município.

As Festas da Cidade de Mirandela decorrem de 25 de julho a 6 de agosto e esperam “milhares de pessoas”, oferecendo animação com música, provas desportivas e eventos religiosos. A Noite dos Bombos é um dos momentos altos das festividades e que atrai curiosos de vários pontos para verem o desfile ao som de dezenas daqueles instrumentos.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.