Através do Planície Mediterrânica, com iniciativas em ruas e espaços públicos, a vila de Castro Verde, no distrito de Beja, integra a rede do Festival Sete Sóis Sete Luas, que este ano envolve 33 municípios de 13 países.

Segundo a Câmara de Castro Verde, o Planície Mediterrânica, promovido pelo município em parceria com as associações Sete Sóis Sete Luas e PédeXumbo, celebra a tradição e a identidade mediterrânicas do concelho, através da música, das artes, dos sabores e da maneira de ser e estar do Alentejo e de intercâmbios com outras culturas do Mediterrâneo.

O programa dos principais espetáculos arranca na sexta-feira, às 21:30, no Anfiteatro Municipal, com o concerto de Rhytmes Des 7Lunes, a nova produção do Festival Sete Sóis Sete Luas e que reúne cinco "prestigiados músicos" provenientes das diversas margens do Mediterrâneo e do mundo lusófono": Lúcio Vieira (Cabo Verde), Liron Meyuhas (Israel), Adil Smaali (Marrocos), José Peixoto (Portugal) e Lavinia Mancusi (Itália).

Seguem-se os concertos de Aiwa Band, de Marrocos e França, no sábado, às 21:30, no Anfiteatro Municipal, e, no domingo, da espanhola Ana Alcaide, às 15:00, junto a Basílica Real, e da portuguesa Cuca Roseta, às 19:00, no Anfiteatro Municipal.

Para "um pezinho de dança", o festival inclui concertos/baile no miradouro junto à Basílica Real de Castro Verde, animados pelo projeto português A Batalha do Modesto Camelo Amarelo, na sexta-feira, pelo italiano Duo Pastis, no sábado, e pelo músico e compositor francês Laurent Geoffroy.

O festival oferece também animações musicais na rua D. Afonso I, a partir das 00:00, com atuações do músico alentejano Pedro Mestre, na sexta-feira, e do grupo de música tradicional Os Alentejanos, no sábado.

O programa do festival inclui ainda atuações de grupos corais alentejanos, uma Feira de Velharias e Produtos da Terra, taberna, petisqueiras, bar e esplanada com comida e petiscos típicos do Mediterrâneo, animações de rua, oficinas de danças, artesanato, um roteiro por tabernas de Castro Verde, o 7.º Encontro de Bicicletas Antigas e cinco exposições.

"EmCANTE", com pinturas do português Joaquim Rosa sobre cante alentejano, "Alcancía", com fotografias do espanhol Hamadi Ananou, "Trabalhar a memória, dignificar a ruralidade", sobre o Museu da Ruralidade, do concelho de Castro Verde, "As mulheres são factos enigmáticos", instalação artística da portuguesa Vanda Palma, e "Alicè", instalação de "street art" da italiana Alice Pasquini, são as exposições para ver durante o festival.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.