Os portugueses Da Chick e Branko atuam esta semana no Festival Eurosonic, na Holanda, um ponto de encontro europeu de divulgação para artistas e profissionais da música.

O Eurosonic, que cumpre trinta anos, integra conferências, debates e dezenas de concertos de artistas que procuram internacionalizar-se ou consolidar a divulgação de música noutros países. Durante quatro dias, naquela cidade concentram-se mais de três mil profissionais da música, de editores, produtores ou promotores de festivais.

Este ano, o cartaz de concertos contará com as atuações, na quinta-feira, 14 de janeiro, de Teresa de Sousa, que assina como Da Chick, e do músico e produtor Branko, um dos fundadores dos Buraka Som Sistema.

Da Chick editou em 2015 o álbum de estreia "Chick to Chick", no qual se apresenta no universo do funk, disco e soul, e pretende agora "apostar na internacionalização", como contou à agência Lusa.

O concerto em Groningen será um pretexto para avançar com esse objetivo, que passa por mais concertos e colaborações musicais fora de portas. "Não estou preocupada com quem está ou não a assistir ao concerto, mas acho importante conseguir fazer alguns contactos", disse.

No Eurosonic estarão também a AMEI - Associação de Músicos Artistas e Editoras Independentes e o Westway Lab Festival.

Em anos anteriores, pelo Festival Eurosonic passaram nomes como Deolinda, Dead Combo, Batida, noiserv, Old Jerusalem, Sean Riley & The Slowriders, Mazgani, Orelha Negra e The Legendary Tigerman.