Rosa Mota, campeã olímpica da maratona, sobe ao palco do Teatro Nacional D. Maria II (TNDM), em Lisboa, integrada no elenco de “O nome da Rosa”, espetáculo criado por Pedro Zegre Penim, que se estreia esta quinta-feira, 14 de janeiro.

A programação para o primeiro trimestre de 2016, em que o teatro comemora 170 anos, inclui ainda as peças “Terreno selvagem”, de Miguel Castro Caldas, e o início d’“A visita escocesa”, um projeto de Inês Barahona e Miguel Fragata, que “promete desvendar recantos desconhecidos do teatro”, segundo comunicado do TNDM.

“Da junta de freguesia à via láctea” é o lema do trimestre, que abre com “O nome da Rosa”, de Pedro Zegre Penim e Hugo van der Ding, que fica em cartaz na sala principal do teatro, até domingo, dia 17.

Além da atleta, constituem o elenco Mariana Magalhães, Pedro Zegre Penim, Hugo van der Ding, Joana Magalhães, Mafalda Banquart, Xana Novais e Luísa Osório.

De acordo com o teatro, o encenador tem por objetivo "olhar para o passado de Rosa [Mota], para a sua vitória iniciática em Atenas [1982], mas fazer desse momento e desse passado glorioso um caminho para a abertura de significados no presente, no momento do espetáculo”.