O concurso limitado para a escolha do projeto curatorial e expositivo da representação de Portugal na 59.ª Bienal de Arte de Veneza, em 2022, foi aberto, segundo aviso publicado hoje em Diário da República.

De acordo com o aviso, os curadores convidados a apresentar candidaturas foram Bruno Leitão, Filipa Oliveira, Paula Nascimento, Sara Antónia Matos e a dupla de João Mourão e Luís Silva.

Com um montante disponível de 350 mil euros, o valor reparte-se entre 240 mil este ano e 110 mil no ano da exposição.

O aviso remete para o Balcão Artes para a obtenção de mais pormenores.

Segundo o mesmo documento, “o curador (individual) convidado pode apresentar candidatura em nome individual ou enquanto parte de uma equipa curatorial (grupo informal)”.

O prazo para apresentação das candidaturas é 24 de setembro.

A comissão de apreciação das candidaturas é constituída por Sofia Isidoro, da Direção-Geral das Artes (DGArtes), que coordena, pelos especialistas Ana Cristina Cachola, Giulia Lamoni e Nuno Crespo como membros efetivos, e por Catarina Rosendo e Constanza Ronchetti como suplentes.

Em julho, a DGArtes confirmou ter iniciado os procedimentos relativos à representação portuguesa na Bienal de Arte de Veneza, quando questionada sobre o concurso que estava previsto que abrisse até junho.

Questionada pela agência Lusa sobre este atraso, fonte da DGArtes referiu na altura que aquela entidade “já iniciou os procedimentos relativos à representação oficial portuguesa na 59.ª Exposição Internacional de Arte – La Biennale di Venezia 2022”, lembrando que o processo de seleção “inicia-se com a constituição de uma Comissão de Consultores que tem como principal missão identificar os curadores/artistas a convidar para integrarem o concurso limitado”.

Segundo a DGArtes, a comissão de seleção foi composta pela curadora Ana Balona de Oliveira, pela artista Ângela Ferreira e pela historiadora de arte Helena de Freitas.

De acordo com o comunicado de hoje da DGArtes, a representação oficial portuguesa estará este ano localizada no Palazzo Franchetti, "localizado perto da Ponte dell’Accademia, que apresenta uma superfície expositiva de cerca de 500 m2, distribuídos por várias salas".

A 59.ª Bienal de Arte de Veneza vai decorrer naquela cidade italiana entre 23 de abril e 27 de novembro de 2022, com curadoria de Cecilia Alemani, e estará subordinada ao tema “O Leite dos Sonhos”.

Os países participantes têm até 11 de janeiro de 2022 para apresentar o projeto à organização.

Em 2019, Portugal esteve representado pela artista Leonor Antunes, escolhida pelo curador João Ribas. A bienal foi adiada para 2022 devido à pandemia de COVID-19.