O diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II (TNDM), Tiago Rodrigues, foi nomeado para os Prémios Europa Novas Realidades Teatrais, informou hoje o D. Maria II.

Em declarações à agência Lusa, fonte do gabinete de comunicação do TNDM precisou que Tiago Rodrigues “acabou de ser informado, há muito pouco tempo”, de que era um dos nomeados para aqueles galardões europeus.

A nomeação de Tiago Rodrigues surge depois de Miguel Seabra e Natália Luiza, diretores artísticos do Teatro Meridional, terem sido distinguidos, com um Prémio Europa Novas Realidades Teatrais, pelo trabalho desenvolvido em 2011 com a peça “Contos em Viagem – Cabo Verde”.

Até ao momento, em Portugal, apenas os responsáveis da companhia, que atualmente celebra 25 anos, receberam este prémio europeu.

O Prémio Europa de Teatro foi criado pela Comissão Europeia em 1986/1987, com o obejtivo de reconhecer uma personalidade que contribuísse para a realização de eventos culturais e promovesse a compreensão, o intercâmbio e o reconhecimento entre os povos.

O montante inicial do prémio era de 60.000 euros. Em 1990, foi criado um prémio adicional – Prémio Europa Novas Realidades Culturais – dotado de 20.000 euros, destinado a premiar a inovação no teatro.

A Lusa tentou obter mais nomes de nomeados para este ano, mas ainda não foram publicados os dados da presente edição, na página oficial do galardão na internet.

Os dados mais recentes disponibilizados reportam-se à edição dos XV Prémio Europa de Teatro e XIII Prémio Europa de Novas Realidades Teatrais, realizada em Craiova (Roménia), de 23 a 26 de abril de 2016, que distinguiu o coreógrafo sueco Mats Ek.

Ariane Mnouchkine, fundadora do Théâtre du Soleil, os atores Melina Mercouri e Michel Piccoli, os encenadores Peter Brook, Peter Stein, Luca Ronconi e Robert Wilson, os dramaturgos Heiner Müller e Harold Pinter, a coreógrafa Pina Bausch e o compositor Heiner Goebbels estão entre personalidades distinguidas em diferentes edições destes prémios europeus.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.