Ed Sheeran apresentou-se no Supremo Tribunal da capital britânica no primeiro dia de um julgamento que deve durar três semanas.

O cantor é acusado por Sami Chokri e Ross O'Donoghue de ter sido parcialmente inspirado pelo seu tema "Oh Why" para a melodia do êxito global "Shape Of You", a canção mais vendida do mundo em 2017.

Os dois temas foram tocadas na sexta-feira na sala presidida pelo juiz Antony Zacaroli.

Para o advogado dos acusadores, Andrew Sutcliffe, “a semelhança” entre certas passagens “é surpreendente”, pois são “quase idênticas”.

"Sheeran é definitivamente muito talentoso, é um génio. Mas tira ideias e coloca-as nas suas canções; às vezes admite, às vezes não", disse. "Depende de quem você é e se ele acha que pode fazer isso impunemente", acrescentou.

O advogado sublinhou que os seus clientes são “compositores de grande talento, que merecem o mesmo respeito que qualquer outro artista e o devido reconhecimento”.

Sheeran e seus compositores, Steven McCutcheon e John McDaid, negaram as acusações. Em maio de 2018, os três pediram ao Supremo Tribunal que determinasse que os direitos autorais não haviam sido violados.

Dois meses depois, Chokri e O'Donoghue iniciaram um processo legal contra eles.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.