Numa carta de 1916, dirigida ao seu editor, Kafka defendeu a publicação conjunta dos contos "A sentença", "O fogueiro" e da novela "A metamorfose", sob o título "Os filhos", por considerar que existe entre eles uma conexão - uma afirmação decisiva contra a figura paterna.
A Grande Guerra de 1914/1918 impediria a concretização do projecto, "mas a coesão dos três textos torna-se evidente na maneira como Kafka elabora neles a forma singular de violência em família", destaca a editora portuguesa.
Os três contos foram anteriormente editados num só volume, em Portugal, pela Assírio & Alvim, numa tradução de Álvaro Gonçalves, com o título "Os Filhos - Três histórias - 'A sentença', 'O Fogueiro', 'A transformação'". A atual edição foi traduzida por Isabel Castro Silva.
Franz Kafka nasceu em 1883, em Praga, numa família judia. Cursou Direito por imposição paterna e trabalhou numa companhia de seguros. É autor de três romances incompletos, vários contos e novelas, diários e de uma volumosa correspondência. Contraiu tuberculose, de que viria a morrer aos 40 anos.
Comentários