O EDPCoolJazz, que decorre em vários locais de Cascais durante o mês de julho, começa hoje, nos Jardins da Casa das Histórias Paula Rego, com um DJ set do radialista Rui Miguel Abreu, mas as oito noites de concertos arrancam na terça-feira, no Hipódromo Manuel Possolo, com os The Roots e os portugueses HMB.

Para o grupo norte-americano de rap, fundado em 1987 em Philadelphia por Black Thought e Questlove este será um regresso a Portugal. Já tinham atuado em 2012 no festival Sudoeste (Zambujeira do Mar) e em 2004 no festival de Paredes de Coura.

Com mais de uma dezena de álbuns editados – o de estreia, “Organix”, data de 1993, e o mais recente, “...And then they shot your cousin”, de 2014 -, os The Roots são, há quase uma década a banda residente dos programas televisivos de Jimmy Fallon.

Atualmente com oito elementos, o grupo conta com colaborações com músicos como Eryah Badu, Mos Def, Common, Ursula Rucker, Dice Raw, John Legend, Talib Kweli, Elvis Costello e D’Angelo, entre outros.

Na terça-feira, antes dos The Roots e dos HMB, atua no Parque Marechal Carmona, no âmbito das Cascais Jazz Sessions, o Palheta Jazz Trio.

O festival continua na quarta-feira, com as atuações da britânica Jessie J e dos portugueses Best Youth e Maro.

A 16 de julho atuam os norte-americanos Snarky Puppy e o britânico Jacob Collier.

O cartaz do CoolJazz inclui ainda concertos do britânico Jammie Cullum, da portuguesa Jéssica Pina (a 20 de julho), da canadiana Diana Krall, do português Francisco Sales (24 de julho), do britânico Tom Jones, dos portugueses Os Quatro e Meia (25 de julho), The Black Mamba e Churky (27 de julho) e dos alemães Kraftwerk (31 de julho).

Os concertos decorrem todos no Hipódromo Manuel Possolo, e o de 27 de julho é solidário. O bilhete para este dia custa cinco euros e a receita reverte para a Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Cascais (CERCICA).

A programação da Cascais Jazz Sessions inclui ainda atuações de Renato Sousa (10 de julho), Guilherme Melo (16 de julho), Tomás Marques (20 de julho), Pedro Nobre (24 de julho), Elmano Coelho (25 de julho), Eduardo Gardinho (27 de julho) e Carlos Borges (31 de julho). Os bilhetes para os concertos garantem acesso às Cascais Lazy Sessions, marcadas para as 19:00 no Parque Marechal Carmona.

As Cascais Lazy Sundays, que decorrem sempre ao domingo, incluem ainda DJ set de Isilda Sanches (a 14 de julho), Best Boy Grip (21 de julho) e Girl Blunt (28 de julho). As sessões, de entrada gratuita, decorrem sempre às 19:00 nos Jardins da Casa das Histórias Paula Rego.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.