Ana Luísa Amaral está nomeada para o prémio por indicação conjunta da DGLAB e da Organização de Estados Ibero-americanos (OEI-Portugal), que sublinham "o contributo inquestionável" da escritora "para o património cultural do espaço ibero-americano".

A Feira Internacional do Livro de Guadalajara, considerada a mais importante feira literária em espanhol, atribui, desde 1991, um prémio literário em línguas românicas, tendo já reconhecido trinta autores. Em 2020, o prémio foi atribuído a Lídia Jorge.

Nascida em Lisboa, em abril de 1956, a escritora e professora universitária Ana Luísa Amaral, tradutora de romancistas e poetas, é doutorada em Literatura Norte-americana pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde foi professora.

A viver em Leça da Palmera desde a infância, Ana Luísa Amaral tem dezenas de títulos de poesia publicados, desde “Minha Senhora de Quê” (1990), além de já ter escrito teatro, ficção e vários livros para crianças.

A sua obra encontra-se traduzida e publicada em várias línguas e países, tendo obtido numerosas distinções, como o Prémio Literário Correntes d'Escritas, o Premio Letterario Poesia Giuseppe Acerbi e o Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores.

Esta semana, a Universidade de Évora entregou a Ana Luísa Amaral o Prémio Vergílio Ferreira, que lhe fora atribuído este ano, pelo conjunto da obra.

Em maio passado, recebeu o Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana, também pelo conjunto da obra, e, um mês depois, o Prémio Literário Francisco de Sá de Miranda 2021.

Em 2020, a associação das Livrarias de Madrid deu o prémio de Livro do Ano, na área de Poesia, à edição espanhola de "What’s in a name", de Ana Luísa Amaral.

A Feira Internacional do Livro de Guadalajara decorrerá em novembro, no México.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.