Segundo Semíramis González, diretora artística da feira tanto em Madrid (JustMad) como em Lisboa (JustLX), o certame “aposta este ano nas NFT (ou, simplesmente, elementos digitais únicos) e nas novas tecnologias aplicadas ao mercado da arte, embora as questões ambientais e o feminismo continuem a ser protagonistas”.

No programa geral, entre as participações internacionais, conta-se a presença das portuguesas Perve Galeria e Galeria das Salgadeiras, ambas de Lisboa, para além da Art Concept Alternative (Flórida), da Galerie Panoptikum (Áustria), Galerie Ulf Larsson (Alemanha), Geomag Cube Art (Suíça), Lariot Collective (Reino Unido) e Loo & Lou Gallery (França).

Entre as espanholas, incluem-se a Galeria de Arte A Ciegas, Antonia Puyó, Arena Martínez Projects, Olga Julián Projects, Aspa Contemporary, Lilita - Studio Art, Córner Gallery & Studio, Di Gallery, Espacio 2, Espacio Primavera 9, Espai Nivi “Collbanc”, Flecha, Galeria José Lorenzo, Galeria Modus Operandi, Helarea, Juca Claret, Metro, Montsequi Galeria de Arte, Movart, Pedro Luis RequenART, Space Philosophy, The Liminal, Trinta, e Galería de la Bálgoma.

A JustMad vai ter este ano uma nova secção, Duo Project, com curadoria de Óscar García García, na qual as galerias participantes apresentam um diálogo entre dois artistas.

Em destaque nesta edição vão estar também conversas sobre a revolução digital na arte com a chegada dos NFT, lideradas por artistas como Irene Cruz ou Flan.

Os prémios, que procuram promover as criações artísticas mais arrojadas, serão divulgados durante o decorrer do evento.

Nesta edição, será atribuído o Prémio de Residência Artística Arthouse Holland, que oferecerá um mês de estadia na sua residência em Leiderdorp (Países Baixos) a um dos artistas participantes da feira.

O programa de colecionismo da feira também vai ser reforçado com a presença de colecionadores internacionais em Madrid durante os quatro dias de abertura.

Nesta linha, a JustMad contará com um grande número de visitas privadas de colecionadores à feira e um programa que os aproximará das instituições culturais mais destacadas de Madrid, como a Coleção Solo ou a Casa Velázquez.