A decorrer até domingo, a festa comunista tem a sua cerimónia de abertura marcada para as 19:00 com intervenções de Jerónimo de Sousa e do diretor do jornal Avante!, Manuel Rodrigues, e ainda do líder da JCP, Francisco Araújo.
As intervenções políticas deverão ficar marcadas pelas questões orçamentais, no campo da devolução dos rendimentos aos trabalhadores e pensionistas.
O primeiro dia da festa inclui, além do programa cultural, debates sobre a Europa, transportes públicos e até sobre o capitalismo, este último subordinado ao tema “A história não termina aqui - Socialismo é o futuro”, em que participam os dirigentes Vasco Cardoso, Paulo Sá, Agostinho Lopes e Ilda Figueiredo.
No primeiro dos três dias da festa, os visitantes poderão ainda assistir a tributos às independências e a um “Concerto em louvor do homem", inserido no bicentenário de Karl Marx.
Segundo a organização, a festa vai ter como temática dominante o segundo centenário do nascimento do filósofo alemão Karl Marx, autor da emblemática obra "O Capital" e também do "Manifesto Comunista".
No programa cultural, a 42.ª Festa do Avante! vai contar com músicos como Xutos & Pontapés, Sérgio Godinho, Jorge Palma, Dead Combo, Capitão Fausto, Legendary Tiger Man e Boss AC, entre os quase 40 espetáculos nos dois palcos principais.
Comentários