De acordo com a programação, esta semana, na reta final, o bailarino e coreógrafo marroquino Radouan Mriziga e o projeto Collectif Jambe são outras das propostas a apresentar até sábado, em vários espaços culturais da cidade, parceiros do festival.
"O nosso desporto preferido" é uma tetralogia escrita e encenada por Gonçalo Waddington, em que o autor propõe uma reflexão sobre a evolução humana, como espécie universal. A primeira parte da obra, com o subtítulo "Presente", vai ser apresentada no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, na quinta-feira e no sábado, com um elenco de cinco atores: Carla Maciel, Crista Alfaiate, Pedro Gil, Romeu Roma e Tonan Quito.
Depois de Lisboa, o espetáculo seguirá para o Porto, onde se apresentará no Rivoli Teatro Municipal, a 17 de junho, no âmbito do 39.º FITEI - Festival Internacional de Expressão Ibérica.
Na quarta-feira e na quinta-feira, no São Luiz Teatro Municipal, e no sábado, no Jardim do Torel, o bailarino e coreógrafo marroquino Radouan Mriziga apresentará a sua primeira criação, intitulada "55". Trata-se de um espetáculo "que transforma as influências híbridas da sua dança numa linguagem única e pessoal, situada algures entre a sobriedade e a sensualidade, entre a conceptualização e a fisicalidade, entre o estrutural e o sentimental", segundo a descrição da obra, de acordo com o festival.
O Collectif Jambe - um projeto colaborativo encabeçado por Antoine Defoort, Julien Fournet, Mathilde Maillard e Sébastien Vial – apresenta "Aqui há Regras!", no Teatro Nacional D. Maria II, na sexta-feira e no sábado, resultado final de um 'workshop' de cinco dias, que conta com a participação de vários artistas portugueses, entre eles os atores Anabela Teixeira e Jorge Andrade.
Iniciada em 25 de maio, esta 14.ª edição do Alkantara Festival encerra no sábado, no São Luiz Teatro Municipal, com um concerto inédito de Lula Pena, cantora, guitarrista, compositora e intérprete, que apresentará o seu novo álbum, "Archivo Pittoresco", a lançar em breve pela editora Crammed Discs.
Os espaços coprodutores que recebem esta 14.ª edição do Alkantara são o Teatro Municipal São Luiz, o Teatro Municipal Maria Matos, o Teatro Nacional D. Maria II, a Culturgest, o Centro Cultural de Belém e o próprio Espaço Alkantara, em Lisboa.
Comentários