Na sua quarta edição, o "Fica na Cidade 2018", que se realiza entre 2 e 9 de maio, tem como objetivo dar a conhecer novas bandas e projetos emergentes regionais, nacionais e internacionais.

Para Paulo Cafôfo, "já não há agenda cultural do Funchal e da Região sem o "Fica na Cidade".

"O festival é uma das marcas mais fortes da CMF e uma imagem por excelência da atual cena cultural da cidade, marcada pela aposta nos artistas regionais, pela indiscutível dinamização da economia local e, naturalmente, por uma democratização do acesso à cultura, sem paralelo na história da Região."

O 'FICA' "é um festival eclético, com boa música, bom ambiente e inovação e criatividade permanentes, numa cidade de experiências e que queremos que seja cada vez mais uma cidade plena para quem vive, para quem visita e também para que faz negócios", concluiu.

O festival envolverá este ano 150 músicos em 40 concertos, divididos por quatro palcos (Praça Amarela, Largo do Chafariz, Rua da Carreira e Zona Velha), que passam a ter, cada um, uma identidade própria.

A ACIF - Associação Industrial e Comercial do Funchal associa-se ao 'FICA', com o evento "À Descoberta dos Sabores", que juntará 34 restaurantes (mais 12 do que no ano passado), levando cada um a apresentar um menu temático do festival.

Segundo a organização, a edição de 2018 tem como novidade as "after parties" patrocinadas pelo La Vie Funchal [Centro Comercial] nos dias 03, 04 e 05 de maio, a partir das 23:00, no evento "Fica depois do FICA", e que levarão ao Museu Café DJs, VJs e diversos artistas plásticos.

O FICA 2018 tem como parceiros a Empresa de Cervejas da Madeira, o Teleférico do Funchal, o Museu do Café, o DN-Madeira e a Antena 3.