"My life is brilliant/ My life is brilliant/My love is pure/ I saw an angel/ Of that I'm sure (...)": há 15 anos, em 2005, James Blunt conquistou o tops mundiais com "You're Beautiful". O tema foi o terceiro single de "Back to Bedlam", o primeiro álbum do cantor de onde saíram outras baladas de sucesso, como "Hight" ou "Goodbye My Lover".

Vinte anos depois, as letras dos temas do primeiro disco do britânico continuam na memória dos fãs e dos menos fãs que se continuam a cruzar com as canções nas rádios.

Apesar de "Back to Bedlam" estar quase a festejar 15 anos - o disco foi lançado em outubro de 2005 -, James Blunt quer celebrar e apresentar o seu mais recente álbum, "Once Upon A Mind". Já na estrada, o britânico regressa a Portugal a 9 de junho, para atuar no Campo Pequeno. Antes da visita a Lisboa e dias depois de arrancar a digressão, conversou com o SAPO Mag.

James Blunt apresenta novo disco totalmente nu... na banheira

"Estou em digressão, comecei há uma semana. Estou com a minha banda e tem sido fantástico. Tenho os melhores músicos que poderia ter comigo. Estamos ansiosos por voltar a Portugal", confessa James Blunt, relembrando que o ingrediente principal dos concertos é o novo disco, editado no final de 2019. "Os concertos são de apresentação do novo álbum. Escolhi alguns dos novos temas e posso prometer que é um concerto explosivo e cheio de emoções", frisa.

Sobre "Once Upon A Mind", James Blunt confessa ao SAPO Mag que o álbum tem uma ligação com as suas primeiras canções, de 2005. "É um álbum pessoal. Talvez uma sequência do meu primeiro álbum 'Back to Bedlam'. É um disco sobre mim e sobre as pessoas realmente importantes da minha vida - a minha mulher, o meu filho, o meu pai. Há canções para eles", conta, acrescentando que abriu o seu coração para criar as novas canções.

"Para o disco trabalhei também com gente em quem confiava e com amigos. Por exemplo, trabalhei com o Jimmy Hogarth [produtor que já trabalhou com Amy Winehouse, Sia, Duffy, Tina Turner, KT Tunstall, James Morrison ou James Bay], que gravou comigo algumas demos de 'You're Beautiful'. Agora voltei a trabalhar com ele na canção 'Monsters'", relembra James Blunt.

Depois do sucesso de "Back to Bedlam" (2005), seguiram-se os discos "All the Lost Souls" (2007), "Some Kind of Trouble" (2010), "Moon Landing" (2013) e de "The Afterlove" (2017). Em conversa com o SAPO Mag, James Blunt frisa ainda que não foi difícil começar a criar o sétimo álbum, "Once Upon A Mind". "Foi fácil para mim criar este álbum. Fui inspirado pela jornada do meu pai e pelo nascimento do meu filho, por exemplo", conta.

Lembra-se de

Nas redes sociais, James Blunt revelou ainda que o tema e o videoclip de "Monsters" foi totalmente dedicado ao seu pai, Charles Blount, que enfrentou vários problemas de saúde. O single foi composto por Amy Wadge (uma das autoras do sucesso "Thinking Out Loud", de Ed Sheeran) e Jimmy Hogarth (um dos responsáveis pela produção e escrita de "Help Yourself", de Amy Winehouse).

Além de "Monsters", o artista promete apresentar ao vivo alguns dos temas do novo álbum e recordar os sucessos que todos conhecem. "Vou cantar as canções mais populares, claro. Vou cantar, por exemplo, 'Goodbye My Lover', 'You're Beautiful' ou '1973'", garante.

"'You're Beautiful' é o maior sucesso da minha carreira, marcou a minha carreira e sem essa canção nunca iria a Portugal e não estaria em digressão, certamente", sublinha, recordando que a canção não é romântica.

Além da música, James Blunt é também conhecido pelo seu humor autodepreciativo. Em 2016, um tweet do cantor tornou-se viral nas redes sociais: "Se acham que 2016 foi mau – vou lançar um novo álbum em 2017", gracejou. E quem o segue sabe que este é apenas um exemplo da sua boa disposição, que também promete ser um dos ingredientes do concerto em Lisboa.

"Mal posso esperar por tocar aí em Portugal", remata.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.