O humor e a performance vão passar a ter regularidade mensal durante 2016 no Teatro Académico de Gil Vicente, em Coimbra, que lança este ano uma campanha de aproximação à cidade.

No dia 21, estreia o projeto "As Formas do Riso", um espaço mensal de espetáculos de humor português, com a peça de teatro "Nome Próprio", estando já marcada para 16 de fevereiro a segunda sessão com um espetáculo de ‘stand-up comedy' de Salvador Martinha, informou hoje o diretor do Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), Fernando Matos de Oliveira.

Segundo o responsável, este será um espaço de "seleção de propostas" em torno do humor, onde se evita "o humor brejeiro e revisteiro", e que terá uma regularidade mensal.

Também em 2016, estreiam as sessões mensais "Performance, Agora!", dando espaço à arte da ‘performance' - "uma linguagem transversal, que vive entre as artes e que tem vindo a ter uma influência crescente", explanou o diretor do TAGV.

A 27 de janeiro, o programa de ‘performance' estreia com "Indestrutível", de Tales Frey, e a 25 de fevereiro é apresentado "Fragments of Emotions", de Frederico Dinis.

No presente ano, o TAGV procura também reforçar a sua aproximação à cidade, com a campanha "Sou TAGV".

Esta campanha, explica o diretor-adjunto Mário Montenegro, vai durar "todo o ano" e põe o público como ator central do projeto de comunicação do teatro.

Nos materiais gráficos do espaço, cada mês estará associado ao rosto de uma pessoa que faça parte do público do TAGV, "mostrando que o teatro são as pessoas", apontou Mário Montenegro.

Em janeiro e fevereiro surge um pai e a sua filha a falarem da relação que têm com este teatro, num projeto que procura "recuperar histórias" em torno do TAGV, que serão divulgadas nas redes sociais, materiais gráficos e monitores internos do espaço.

Em termos de programação, o Teatro Académico de Gil Vicente vai continuar a apostar no cinema independente, bem como na música, com concertos de Black Mamba, PAUS e Quarteto Ricardo Toscano, entre outros.

Durante o encontro com jornalistas, que decorreu hoje de manhã, Fernando Matos de Oliveira mostrou-se também satisfeito com o alcance da programação do TAGV, referindo que, entre setembro e dezembro, o teatro registou 30 mil espetadores, em 143 eventos.

Desde 2012 que o teatro realiza mais de 320 sessões públicas por ano.