Em época das Nicolinas, os James subiram ao palco do Pavilhão Multiusos de Guimarães e ajudaram à festa.

$$gallery$$

20h30: Abertura das portas. Chega uma família que pensa em entrar mas ainda não jantou. "Levámos a comida lá para dentro!", diz um dos membros enquanto carrega um tupperware de restaurante. "Não podemos entrar com comida", lembra uma senhora.

Como jantar era mais importante do que a primeira fila, e inspirados por Tony Carreira, a família sentou-se na relva junto ao Multiusos. Nem o frio os demoveu do pic-nic antes do concerto.

As horas foram passando, o Pavilhão Multiusos enchendo e a família jantando. Pouco depois das 22 horas, os James sobem ao palco. A festa começou imediatamente.

Depois de duas músicas, Tim Booth começou logo com as suas aventuras. Saltou do palco e correu para o meio de uma bancada. A euforia foi total e os telemóveis a utilizarem a aplicação da câmara eram "mais que as mães".

Entre as novas músicas e os êxitos de sempre, a banda foi interagindo com o público. A dado momento, Tim Booth convidou dez pessoas para subir ao palco. Mas impôs uma condição: "Sem telemóveis, só dança". O palco e o pavilhão transformaram-se numa verdadeira pista de dança.

Depois de "Getting away with it" e de Tim Booth surfar pela multidão, a banda britânica começou a entoar "Sound". Para o palco sobe o Grupo de Bombos Nicolinos, arrancando a maior ovação da noite. Um momento que demostrou que os James dão atenção às tradições das terras por onde passam, o que encheu de orgulho todos os vimaranenses presentes.

O grupo de Nicolinos saiu do palco a encoar o toque Nicolino, misturado com um grandioso aplauso.

Seguiram-se mais músicas do álbum "Le Petite mort", e os James abandonam o palco. O Pavilhão Multiusos lotado pediu mais e a banda não disse que não.

O encore foi mais que surpreendente, foi a explosão total de energia - e mais tambores, mas desta vez com latas e latões. O trompetista apareceu sentado no meio do público e pouco depois Tim Booth também se juntou ao público, para mais um momento que todos quiseram captar.

Para acalmar a emoção, a banda relembrou "Out to get you". A fechar, "Sometimes" que fez as milhares de pessoas cantarem a uma só voz por largos minutos - a música acabou e o público continuou a cantar; a banda retomou a música e acompanhou o público (é, pelo lado positivo, o feitiço a virar-se contra o feiticeiro).

Um concerto que ficará na memória de todos, em especial dos vimaranenses que viram os James a apoiar as tradições da cidade de berço.