John Travolta doou o seu "querido" Boeing 707, construído para a companhia Qantas Airways, a um museu australiano de aviação.

A estrela de Hollywood adquiriu a aeronave, construída em 1964, quando a companhia aérea australiana reformou o avião após mais de 30 anos de atividade. O aparelho também pertenceu a Frank Sinatra.

"É um enorme prazer fazer este anúncio histórico e que o meu querido Boeing 707 tenha sido doado à Historical Aircraft Restoration Society (HARS)", declarou Travolta, embaixador da Qantas desde 2002, em comunicado.

A organização australiana de conservação de aviões HARS vai colaborar na restauração do avião para que ele possa fazer a viagem, de um dia, dos Estados Unidos até uma base situada a 145 quilómetros de Sydney.

A data da entrega ainda não foi definida, mas o ator, que tem outros quatro aparelhos, afirmou que gostaria de integrar a tripulação do voo até a Austrália.

John Travolta, que tem licença de piloto há décadas, é uma das 96 personalidades que integra a lista das "lendas vivas da aviação" dos EUA.