Em comunicado, a AMAL adianta que os leitores daquela rede – que integra as bibliotecas municipais de 15 dos 16 concelhos da região e a biblioteca da Universidade do Algarve -, vão poder aceder a uma plataforma digital que dá acesso a jornais e revistas online, nacionais e estrangeiras.

Segundo a AMAL, a aquisição do serviço, que representou um investimento de 20 mil euros, vai permitir “universalizar e democratizar o acesso à informação e ao conhecimento, incentivando simultaneamente a leitura”, lê-se na nota.

“Para além disso, tratando-se de um serviço ‘online’, os leitores fazem-no de forma global e fácil, no âmbito da missão das bibliotecas públicas”, prossegue o comunicado, que refere que a aquisição do serviço foi aprovada, por unanimidade, em julho.

Segundo a AMAL, na ocasião, “todos os presidentes [das autarquias do Algarve] reconheceram a importância da medida para as comunidades da região e decidiram suportar esta despesa”, garantindo a disponibilização do serviço na rede de bibliotecas municipais pertencentes à BIBAL.

A rede integra as bibliotecas municipais de 15 dos 16 concelhos que compõem o Algarve, à exceção de Aljezur, único município da região que ainda não tem biblioteca.

A PressReader é uma plataforma que disponibiliza o acesso a publicações periódicas de mais de 150 países e em mais de 60 línguas, através de uma interface com várias funcionalidades, entre elas pesquisas por título, país, língua ou categoria.

O acesso à plataforma é possível de várias formas, com as credenciais de utilizador da biblioteca.

A Rede Intermunicipal das Bibliotecas do Algarve foi criada em dezembro de 2018 ao abrigo de um protocolo de cooperação entre a AMAL, a Universidade do Algarve e a Direção-Geral dos Livros, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB).

A rede permite o desenvolvimento de serviços em rede, numa lógica de partilha e otimização de recursos.

A estrutura coordenadora da BIBAL é assegurada por três bibliotecários, eleitos de dois em dois anos.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.