Chamava-se "Harry Potter e a Pedra Filosofal" e a ele seguiram-se mais seis livros, oito filmes, uma peça de teatro, parques temáticos, um percurso turístico na Escócia, uma exposição permanente em Londres e inúmeros objetos de marketing sobre o jovem bruxo. Para celebrar os 20 anos do lançamento do primeiro livro sobre o jovem feiticeiro, o Facebook criou uma ferramenta "mágica".

Para testar a funcionalidade basta comentar ou partilhar um post e escrever "Harry Potter". A "magia" do Facebook também acontece quando fala sobre algumas das personagens ou sobre as escolas de feitiçaria de Hogwarts.

Nascida em 1990 na imaginação da escritora durante uma viagem de comboio entre Manchester e Londres, a saga narra as aventuras de um aprendiz de feiticeiro chamado Harry Potter e dos seus amigos Rony Weasley e Hermione Granger na Escola de Magia e Feitiçaria de Hogwarts, dirigida por Albus Dumbledore. O principal ponto da história gira em torno do combate entre Harry e Lord Voldemort, um bruxo das trevas que busca a imortalidade e que assassinou os pais do menino.

A autora publicou sete livros entre 1997 e 2007 e cada um deles passa-se durante um ano escolar. A história começa no verão de 1991, quando Harry Potter recebe a carta para entrar em Hogwarts.

Os livros são, por ordem de publicação: "Harry Potter e a Pedra Filosofal", "Harry Potter e a Câmara dos Segredos", "Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban", "Harry Potter e o Cálice de Fogo", "Harry Potter e a Ordem da Fénix", "Harry Potter e o Enigma do Príncipe" e "Harry Potter e as Relíquias da Morte".

Embora existam sete livros, foram produzidos oitos filmes, já que o último livro foi dividido em duas partes. Os dois primeiros foram dirigidos por Chris Columbus, o terceiro por Alfonso Cuarón, o quarto por Mike Newell e os quatro últimos por David Yates.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.