A encenação da Mala Voadora conta com a participação da comunidade local, que participou numa residência artística coordenada pelo ator e encenador Jorge Andrade.

“Manual Sobre o Trabalho e a Felicidade” é um espetáculo baseado num manual de instruções que estará disponível na plataforma http://amanualonworkandhapiness.eu.

A peça resulta de um seminário internacional promovido pela Artemrede, subordinado ao tema Trabalho e Felicidade, e realizado entre 4 e 15 de julho de 2017, em Pergine Valsugana, Itália, integrado no festival Pergine Spettacolo Aberto, a decorrer naquela comuna italiana.

O seminário foi a primeira atividade pública do projeto "A manual on work and happiness" ("Manual Sobre o Trabalho e a Felicidade"), coordenado pela Artemrede, com direção artística da companhia Mala Voadora e apoiado pelo programa Europa Criativa.

Jorge Andrade e José Capela, da Mala Voadora, estiveram com Pablo Gisbert, de 01 a 11 de agosto de 2017, em residência artística no L’arboreto – Teatro Dimora, na cidade italiana de Mondaino, onde desenvolveram a criação, que incide sobre as práticas de trabalho de pessoas de várias profissões que não ligadas ao mundo artístico, aqui chamados ao palco e ao processo artístico para partirem de um “manual tipo IKEA” para a montagem de um espetáculo que reflete sobre questões laborais e a felicidade.

O conceito surgiu "de uma ideia antiga da companhia", explicou, à Lusa, no ano passado, José Capela, que era a de criar um "espetáculo musical, no sentido geral do termo", com desempregados, que seriam contratados para desenvolverem as suas profissões num esforço "orquestrado" em palco, mas evoluiu, mais tarde, para a obra agora cocriada com Pablo Gisbert, que também entra na vontade de "redefinir a forma como a Mala Voadora trabalha a partir de um tema", ligando "a ideia de trabalho e a de manual, repensando o espetáculo de acordo com o tema".

“O Manual não encerra o espetáculo com rigor absoluto, são instruções que podem ser interpretadas. Isso é uma coisa que nos interessava muito, que o manual de montagem do espetáculo tivesse abertura suficiente para que cada espetáculo que depois é feito tenha uma identidade própria”, acrescentou.

O “Manual sobre o Trabalho e a Felicidade”, que foi feito em parceria com a Artemrede, o L’Arboreto, o Pergine Spettacolo Aperto e o Teatro de Patras, será disponibilizado gratuitamente na Internet, para que “quem quiser” possa levar a palco uma produção, escolhendo “as partes que mais interessam do texto”, podendo ainda utilizar “uns ‘kits’ de cenografia.