A primeira parte da noite será assegurada por Ana Gomes, uma jovem cantora de jazz, ex-elemento da banda Fado in Bossa, com o maestro Uriel Varallo.

"Marisa Monte convida Carminho" é o nome dado ao último concerto desta edição do cooljazz, que termina hoje, nos Jardins do Marquês de Pombal, ao fim de oito dias de música, do festival.

Segundo a organização, o concerto vai evidenciar "a cumplicidade que existe entre as duas cantoras e que se reflete de uma forma singular, na composição resultante da mistura dos géneros musicais".

"O concerto de Marisa Monte será composto por temas do seu repertório e temas interpretados por Marisa Monte e Carminho, em que ambas as cantoras se identificam", indica a mesma fonte.

Marisa Monte firmou-se internacionalmente, na década de 1990. Depois do primeiro álbum em nome próprio, em 1989, editou "Mais" (1991) e "Verde, Anil, Amarelo, Cor de Rosa e Carvão", em 1994, nos quais formou parcerias com Arto Lindsay, Arnaldo Antunes, Nando Reis e Carlinhos Brown, com os quais trabalhou muitos anos.

Em 1997, editou o CD duplo "Barulhinho bom" e, em 2000, o CD "Memórias, Crónicas, e Declarações de Amor", com o qual foi distinguida com o seu primeiro Grammy Latino.

Dois anos mais tarde, a cantora brasileira, que atua com regularidade em Portugal, lançou "Tribalistas" (2002), em colaboração com Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown, que vendeu mais de um milhão de cópias em tudo o mundo.

Em 2006, editou "Universo ao meu redor", um álbum de samba, composto por canções de compositores clássicos e contemporâneos da música popular brasileira, e, no mesmo ano, "Infinito particular", apontado pela crítica especializada como um álbum mais pessoal, com canções escritas em colaboração com os seus vários parceiros criativos, incluindo Seu Jorge e Adriana Calcanhotto.

A fadista Carminho, por duas vezes distinguida com o Prémio Amália - Revelação e Melhor Intérprete -, editou o terceiro álbum "Canto", em finais de 2014.

Pela 13.ª edição do edpcooljazz passaram nomes como Jill Scott, Frances, The Cinematic Orchestra, Seal, Stacey Kent, Nouvelle Vague e Omara Portuondo com Diego "El Cigala".

O cooljazz realizou-se pela primeira vez em 2004 e, até agora, já produziu mais de 130 concertos, para 275.000 espetadores. À última edição assistiram 46.000 espetadores, em sete dias de concertos.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.