“Vamos ter o maior Titanic do Mundo feito em Lego, com 220 mil peças, que pesa 250 quilogramas, feito em Inglaterra de acordo com os projetos originais do verdadeiro”, informou Paulo Alcobia Neves.

Os futebolistas portugueses Cristiano Ronaldo e Eusébio vão também fazer parte do certame, com réplicas em Lego dos jogadores em tamanho real, da autoria do holandês Alex de Jong, nas quais são utilizadas cerca de 200 mil peças.

“As estátuas, com cerca de 1,80 metros de altura, são feitas exclusivamente com peças Lego que existem no mercado, não peças especiais nem cortadas, e que têm de ser adaptadas às formas que pretendem representar” explicou.

O responsável destacou ainda o convite dirigido aos netos de Eusébio, que “serão os responsáveis por colocar as últimas peças na estátua” do jogador.

Este ano, o MEO Fan Event vai trabalhar, não só com os fãs da Lego, mas também com a marca Mega Bloks, estando prevista a utilização de cerca de 10 milhões de peças no total das construções realizadas.

Porém, não será só de construções que se fará este certame, sendo que este ano os visitantes podem contar com novidades na área dos videojogos e, ainda, com um espaço inteiramente dedicado à Barbie, com uma exposição destas bonecas vestidas com inspiração em temas portugueses, nomeadamente os fatos utilizados pelas Doce no Festival da Eurovisão e os trajes típicos da Feira da Golegã.

Paulo Alcobia Neves destacou, também, o espaço Princesa por um Dia, no qual “as meninas podem ser maquilhadas, podem vestir vestidos da Barbie e podem ser fotografadas em diversos cenários”.

Com atividades que se destinam não só às crianças, o comissário salienta o facto de, muitas vezes, “os filhos já terem visto o que tinham a ver e os pais ainda querem ficar mais um pouco”, explicou.

Outra das novidades nesta edição é uma parceria realizada com o Museu de Arte Antiga, em Lisboa, para angariação de fundos destinados à integração do quadro ‘A Adoração dos Magos’, de Domingos Sequeira, no acervo deste espaço.

“Quem quiser ajudar pode comprar duas peças de Lego por 50 cêntimos e colocá-las num painel que vai reproduzir um trecho do quadro com 20 mil peças, valor que é depois doado à iniciativa”, disse.

A edição deste ano prolonga-se até ao dia 1 de maio.