“Deus abençoe George Martin. Paz e amor para Judy [a sua mulher] e para a sua família (...). Vamos sentir a sua falta”, escreveu o Ringo Starr na rede social Twitter. Um porta-voz da Universal Music Group também confirmou a morte.
Em 1962, quando mais ninguém queria assinar contrato com a banda, foi George Martin quem trouxe os Beatles para o estrelato. Produziu praticamente todas as canções dos "Fab Four" e tem no currículo 23 singles no número 1 do top americano e 30 nas tabelas britânicas.
Por juntado John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, que substituiu o baterista da formação inicial, Pete Best, por sugestão do próprio Martin, o produtor musical ficou conhecido como o “quinto Beatle”.
O primeiro single que fizeram em conjunto foi "Love Me Do".
O produtor fez também vários dos arranjos dos Beatles, em canções como "Yesterday" ou "Eleanor Rigby", e tocou piano em "In My Life".
Em 1964, recebeu uma nomeação para o Óscar de melhor música, banda sonora e adaptação da música (era assim a classificação da nomeação na altura) pelo filme protagonizado pelos membros da banda "A Hard Day's Night". Foi também o responsável pela banda sonora da longa-metragem de animação "O Submarino Amarelo", assim como pela do filme da saga 007 "Vive e Deixa Morrer", que fez em conjunto com Paul e Linda McCartney.
No livro que escreveu sobre os Beatles, em 1979, Martin escreveu: “Sem os meus instrumentos e as minhas partituras, muitos dos discos não teriam soado da mesma maneira. Se teriam sido melhores, não sei dizer. Talvez tivessem. Isso não é modéstia da minha parte, é uma tentativa de fazer um retrato factual da relação".
Comentários