Tom Petty sofreu um ataque cardíaco este domingo, esteve hospitalizado a lutar pela vida e acabou por não resistir. A sua morte foi confirmada pelo agente do músico depois de algumas horas de incerteza e informações contraditórias.

A notícia da morte do músico, que sofreu um ataque cardíaco na sua casa em Malibu (Califórnia), no domingo, foi avançada na noite desta segunda-feira pelo canal de televisão CBS, que posteriormente publicou uma notícia na sua página na internet que referia que a polícia de Los Angeles tinha recuado nas declarações iniciais dadas ao canal, em que confirmava a morte do músico.

A confirmação inicial e o desmentido levaram orgãos de comunicação social em todo o mundo a noticiar antecipadamente a informação da morte do músico e a, de seguida, recuar nesse anúncio.

“A Polícia de Los Angeles (LAPD) não tem informações sobre a morte do cantor Tom Petty. A informação inicial foi inadvertidamente fornecida a algumas fontes nos media”, tinha escrito a força policial na sua conta na rede social Twitter.

Mas, horas depois, Tony Dimitriades, o agente do cantor, acabou por, em nome da família, confirmar que Petty tinha falecido.

Na passada segunda-feira, 25 de setembro, o músico atuou com os Heartbreakers, a banda que o acompanha, no último concerto da sua digressão mais recente, no Hollywood Bowl, em Hollywood.

O grupo celebrou 40 anos de carreira, ao longo da qual se tornou num dos nomes mais populares do rock norte-americano. "American Girl," "Free Fallin'," "Breakdown," e "Listen to Her Heart" eram algumas das suas canções mais emblemáticas.

Tom Petty nasceu a 20 de outubro de 1950 em Gainesville, na Florida, e editou o primeiro de 13 álbuns com os Heartbreakers em 1976. O mais recente, "Hypnotic Eye", data de 2014.

A solo, estreou-se com o disco "Full Moon Fever", em 1989.

Além de gravar e atuar ao lado dos Heartbreakers, fez parte dos Traveling Wilburys, superbanda que formou nos anos 1980 com Bob Dylan, George Harrison, Roy Orbison e Jeff Lynne. Também editou dois álbuns com os Mudcrutch, projeto country que antecedeu os Heartbreakers e foi retomado em 2007.

Nas redes sociais, vários músicos e outras figuras públicas têm lamentado a morte do cantor, compositor e guitarrista. Sheryl Crow, Meat Loaf, Ryan Adams, Dandy Warhols, Ezra Koenig (Vampire Weekend), Chuck D (Public Enemy), o realizador Cameron Crowe ou o escritor Stephen King foram alguns dos admiradores que se manifestaram.

Artigo atualizado às 05h50.